saneamento basico

Projeto que exige repasse federal para campanhas educacionais é vetado por Dilma

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente um projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado que previa repasse da União para campanhas educativas de estados e municípios sobre manejo de lixo e limpeza urbana. O veto foi publicado nesta quinta-feira (26) no “Diário Oficial da União”.

O dispositivo alterava a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto de 2010 e que, entre várias medidas, determina a extinção de lixões no país.

O texto vetado por Dilma foi aprovado na Câmara, em 2013, e no Senado, em fevereiro passado. A realização das campanhas educativas faria parte do cumprimento da lei de resíduos sólidos.

Essas ações deveriam tratar de temas como redução, reutilização e reciclagem de materiais. A verba para essas campanhas poderia ser requisitada à União ou por meio de benefícios fiscais para projetos na área de limpeza urbana.

Na justificativa para o veto, a presidente reproduziu posicionamento do Ministério do Meio Ambiente. Para a pasta, a exigência das campanhas educativas seria uma “exigência desproporcional” que poderia levar a um “efeito contrário daquele pretendido pela medida”.

O veto da presidente ainda pode ser derrubado pelo Congresso Nacional.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »