saneamento basico

Sanepar não poderá lançar esgoto em rios no Paraná, determina Justiça

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Toledo, no Oeste paranaense, determinou em caráter liminar que a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar) interrompa o lançamento de esgoto tratado irregularmente nos rios Marreco, Toledo, Panambi e Pitanga, localizados naquele município. A decisão atende ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente da comarca.

De acordo com a Promotoria de Justiça, a companhia de saneamento desrespeita a legislação ambiental ao realizar tratamento irregular de esgoto sanitário, causando sérios danos ao meio ambiente, por meio da contaminação dos cursos hídricos do estado.

A Justiça também determinou que a empresa faça readequações em todas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Toledo, que operam de forma irregular, e cesse imediatamente o lançamento de efluentes sanitários tratados de maneira inadequada em qualquer rio do município. Além disso, a companhia deve enviar ao Instituto Ambiental do Paraná, a cada 30 dias, planilhas de amostras e análises laboratoriais de todos os corpos hídricos receptores das ETEs, assim como os demais padrões de lançamento de efluentes estabelecidos pela legislação ambiental.

Por fim, a empresa acionada tem de apresentar ainda, no prazo de 30 dias, planilha detalhada demonstrando o volume de esgoto sanitário coletado, tratado e lançado diariamente nos rios receptores das estações de tratamento.

 

 
Fonte: Bonde

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »