saneamento basico

Temer vetará incentivo ao carvão para geração de energia

Na última quinta-feira (10), o presidente da República, Michel Temer, afirmou que vetará o incentivo ao uso de carvão mineral para a geração elétrica, incluído na medida provisória 735/2016. O documento foi aprovado pelo Senado no dia 19 de outubro.

Trata-se do artigo 20, incluído por um artifício apelidado de “emenda jabuti”, por não ter relação com a MP original, que teve seu veto solicitado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

O pedido, feito em 20 de outubro, teve como base pareceres técnicos do Ibama e da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Ambos apontam o risco de comprometer as metas do Acordo de Paris, que prevê a redução de emissões de gases de efeito estufa também pelo setor de geração de energia.

Parecer jurídico
O ministro Sarney Filho acompanhou a avaliação das áreas técnicas e o parecer jurídico da assessoria do MMA, que considerou o artigo inconstitucional. O ministro deixou claro que não concorda com o impacto que a medida trará sobre o Compromisso Nacionalmente Determinado (NDC) do Brasil junto às Nações Unidas, que institui as metas de redução de emissões pelo País.

“O incentivo ao uso do carvão mineral pode colocar em risco o alcance dos compromissos assumidos pelo Brasil e está na contramão da tendência mundial de busca de uma trajetória de desenvolvimento de baixa emissão dos gases de efeito estufa”, destaca o parecer do Ministério do Meio Ambiente, enviado à Presidência da República.

Fonte: ExpressoMT

Últimas Notícias:
Above-Net Bridgemeter IoT Industrial

Mais Recente Instalação de Monitoramento Remoto Above-Net

A Above-Net tem o prazer de compartilhar mais uma instalação bem-sucedida do Bridgemeter, nossa solução IoT Industrial para monitoramento inteligente de infraestrutura crítica! Desta vez, nossa equipe de engenharia implementou o sistema em uma aplicação de saneamento, permitindo o monitoramento em tempo real dos parâmetros operacionais através de sensores conectados ao Bridgemeter.

Leia mais »
Investimentos na Economia Circular

Brasil deve acelerar investimentos na economia circular

O Brasil vem avançando lentamente na adequação do manejo dos resíduos sólidos. Segundo a pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, lançada pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), cerca de 43% de todo o lixo gerado no país tiveram descarte irregular – o número corresponde a 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos indo parar em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente.

Leia mais »
Avaliação Ecotoxicológica Lactuca Sativa

Avaliação ecotoxicológica de amostras de água e efluente utilizando a espécie lactuca sativa (plantae, magnoliophyta)

O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre bioensaios envolvendo a análise da qualidade da água por meio de testes de fitotoxicidade utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), visando verificar os efeitos causados no organismo-teste em condições laboratoriais quando exposto às amostras de água e efluentes.

Leia mais »