saneamento basico

Secretária Especial, Martha Seillier, deixa o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia e assume nova posição de representação do Brasil junto ao BID, em Washington.

Imagem Ilustrativa

Por: Martha Seillier

Hoje me despedi do PPI e assumi nova posição de representação do Brasil junto ao BID, em Washington.

Não poderia fazer essa transição sem escrever algumas palavras.

Um agradecimento especial à equipe do PPI que me acompanhou nos últimos 3 anos, com entregas importantes que renderam 147 ativos leiloados, atraindo quase R$ 840 bilhões de investimentos para o desenvolvimento de diferentes infraestruturas no país. A transformação da infraestrutura passa por projetos bem estruturados, com previsibilidade regulatória, segurança jurídica, matriz de riscos bem definida e retornos adequados. Apenas assim os investimentos privados alcançam a liderança que precisam ter em um país como o Brasil. Trabalhamos muito nessa direção e os resultados hoje já são sentidos, com elevação da taxa de investimentos e a retomada do nosso crescimento. O setor público brasileiro ainda tem um desafio fiscal que lhe impede ser o protagonista na agenda de investimentos em infraestrutura, e a abertura de portas para os investidores privados em novos setores como os de água e esgoto, resíduos sólidos urbanos, terminais pesqueiros, parques, creches, hospitais, presídios, etc está sendo fundamental para melhorar os incentivos e focar na entrega de serviços eficientes e de qualidade aos cidadãos. Na lista de agradecimentos, um obrigada muito especial ao Ministro Paulo Guedes, que recepcionou o PPI no começo de 2020 e fortaleceu o Programa. Ele nos desafiou a desbravarmos novos setores, a acelerarmos as privatizações, a buscarmos o máximo de excelência técnica e resiliência para os desafios de cada projeto.

O nosso Ministro da Economia é obstinado em tornar o estado brasileiro mais eficiente e menos pesado para o pagador de impostos. Trabalha incansavelmente nessa direção e liderou o PPI nesse caminho. Importante sublinhar também a coragem e determinação do Presidente Bolsonaro que acompanhou de perto tantas reuniões e projetos do PPI. Um país só passa a ter uma transformação nos investimentos privados quando o líder máximo da nação abraça a agenda e empodera uma equipe técnica para avançar com os trabalhos. Diminuir o papel do estado no setor produtivo gera resistências, faz barulho, e muitas lideranças pelo mundo não querem enfrentar tais resistências. O Brasil hoje é conduzido por um Presidente que é contrário ao gigantismo do estado e favorável ao gigantismo do povo enquanto usuário de serviços públicos de qualidade. Por fim, agradeço a Deus, que em sua infinita bondade e sabedoria vem guiando meus passos por caminhos estreitos, mas de fardo leve, com a benção de entregas concretas que impactam positivamente a vida das pessoas.

Desejo sucesso aos que continuarão à frente desses projetos no Brasil e contem comigo agora no BID, buscando dar ao Brasil o protagonismo que merece ter na região.

Fonte: Linkedin.

Últimas Notícias: