saneamento basico

60% das águas subterrâneas da China estão poluídas

Os níveis de poluição da China mais uma vez chamam atenção da comunidade internacional. O desenvolvimento econômico do país não caminha junto ao cuidado ambiental. Isso pode ser visto nas constantes informações sobre a qualidade do ar e agora, mais recentemente, com o Ministério do Meio Ambiente alertando para a poluição da água.

Não bastasse a informação de que 16% das terras do país estão contaminadas, um novo relatório ministerial afirma que cerca de 60% da água subterrânea da China está tão poluída que é perigoso ingeri-la sem que antes seja tratada.

Os testes foram realizados no ano passado em 203 cidades, de acordo com a Agência France Presse. O documento aponta a qualidade da água como “muito pobre” ou “relativamente pobre”. Em números, constatou-se que a porcentagem de água não potável aumentou, passando de 57,4% para 60% entre 2012 e 2013.

O Centro de Pesquisa de Nanjing da Academia Chinesa de Ciências Geológicas encontrou produtos químicos cancerígenos, quando monitorou o lençol freático do rio Yangtzé, no leste da China, segundo o jornal independente Epoch Times.

Também foram detectados produtos químicos orgânicos que afetam o sistema nervoso, rins e fígado. O mais agravante nessa situação é que as águas subterrâneas representam a maior parte do abastecimento de água potável da região.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/60-das-aguas-subterraneas-da-china-estao-poluidas

Últimas Notícias:
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »
Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2026 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na capital paulista. Passa por um “upgrade tecnológico” que contribuirá com a ampliação do tratamento em 148% – de 2,5 milhões para 6,2 milhões de litros por segundo. Com novos equipamentos e processos, a ETE, inaugurada há 28 anos, poderá crescer sem aumentar a área de 190 mil metros quadrados que ocupa na zona norte de São Paulo, uma das mais adensadas da capital.

Leia mais »