saneamento basico

Abastecimento é normalizado em São José dos Campos após barragem ruir

Cerca de 400 mil moradores de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, foram afetados pelo desabastecimento de água.

Ainda há problemas pontuais na distribuição de água no bairro Pousada do Vale. Segundo a Sabesp, a normalização da situação está prevista para a tarde desta segunda-feira (8).

Na manhã de sexta-feira, um talude da lagoa da mineradora Meia Lua 1 se rompeu, resultando no lançamento de resíduos de extração de areia no rio Paraíba do Sul, em Jacareí.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), o acidente foi provocado pelo lançamento irregular de rejeitos do tratamento de areia da mineradora Rolando Comércio de Areia numa lagoa da mineradora Meia Lua 1, que está com as atividades paralisadas.

O lançamento não autorizado alterou a qualidade da água da lagoa, que ficou turva, e elevou seu nível, o que acabou resultando no rompimento do talude, instalado entre a lagoa e o rio.

Segundo a Cetesb, ambas as mineradoras têm licença ambiental, mas não há autorização para o lançamento de águas residuárias da Rolando Comércio de Areia para a lagoa da Meia Lua 1. Por isso, as empresas devem ser punidas pela companhia. A penalização será definida na próxima quarta-feira (10).

O rio Paraíba abastece 75% da cidade, que tem cerca de 700 mil habitantes. A barragem foi reparada no sábado, e a captação de água começou a ser retomada no mesmo dia. Ninguém ficou ferido, e não foi constatada mortandade de peixes.

O episódio ocorre três meses após o desastre ambiental do rio Doce, em Mariana (MG). O rompimento de uma barragem da Samarco causou 19 mortes e deixou um rastro de destruição que atingiu o rio e chegou ao litoral do Espírito Santo, a 600 km de distância.

Fonte: Folha
Foto: Divulgação/Folha

Últimas Notícias: