saneamento basico

As dez cidades com o ar mais poluído do mundo

Nova Délhi, a capital da Índia, é oficialmente a cidade com a pior qualidade de ar do mundo. Um novo relatório publicado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados sobre a poluição atmosférica em 1600 cidades, e faz um alerta: aumentou o nível de poluição em todo o planeta.

A lista conta com 40 cidades brasileiras. A pior é Santa Gertrudes, em São Paulo, que aparece como a 175º cidade mais poluída do mundo – culpa de um polo industrial de produção de cerâmica, o principal emissor de poluentes da região. Outras cinco cidades brasileiras apresentam mais poluição do que o recomendado pela OMS (confira abaixo).

O ranking da OMS mostra que a situação é particularmente complicada na Índia. Entre as dez mais poluídas, seis são indianas. Nova Délhi apresenta seis vezes mais poluição do que o considerado seguro para a saúde humana. Níveis altíssimos foram detectados em muitas cidades asiáticas, de países como Paquistão, Irã e Bangladesh.

As cidades chinesas também aparecem na lista, mas não entre as dez mais. A China enfrenta episódios agudos de poluição do ar no inverno. O governo chinês, no entanto, anunciou no mês passado uma “guerra à poluição”, com dezenas de medidas para tentar recuperar a qualidade do ar de suas principais cidades.

O relatório da OMS leva em conta a presença de particulas inaláveis de poluição no ar (MP10 e MP2,5). Essas partículas são tão pequenas que podem passar pela corrente sanguínea e causar doenças graves, como enfisema pulmonar e câncer.

As dez cidades mais poluídas do mundo

1º Nova Délhi, Índia
2º Patna, Índia
3º Gwalior, Índia
4º Raipur, Índia
5º Karachi, Paquistão
6º Peshwar, Paquistão
7º Rawalpindi, Paquistão
8º Khoramabad, Irã
9º Ahmedabad, Índia
10º Lucknow, Índia
Cidades brasileiras

40 cidades brasileiras aparecem entre as 1600 da lista. Em seis delas, o nível de poluição do ar está acima do recomendado pela OMS

175º Santa Gertrudes-SP
262º Rio de Janeiro-RJ
388º Belo Horizonte-MG
408º Rio Claro-SP
455º Limeira-SP
464º Colombo-PR

A lista também conta com outras capitais estaduais, como São Paulo (651º), Curitiba (741º), Vitória (794º) e Salvador (1247º). Chama a atenção, no entanto, que pouquíssimas cidades brasileiras têm estações de monitoramento da qualidade do ar – apenas 40 entre as mais de 5 mil cidades no país. Somente o Paraná, a Bahia e os Estados do Sudeste são monitorados.

As cidades com melhor qualidade do ar – as “últimas” do ranking – ficam no Canadá, Finlândia, Suécia e Islândia.

O relatório completo está disponível no site da OMS, em inglês.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/05/dez-cidades-com-o-bar-mais-poluido-do-mundob.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »