saneamento basico

Aumento do nível dos reservatórios faz conta de luz ficar mais barata

Nesta sexta (1º) entrou em vigor a bandeira verde, que indica não haver mais acréscimo na tarifa. É o resultado do desligamento das usinas termelétricas.

Acabou este mês a cobrança extra na conta de luz. As usinas térmicas que produzem energia mais cara foram desligadas. E a economia na conta de luz pode chegar a 10%. Só que especialistas em energia alertam que o nível dos reservatórios de ainda não subiu o suficiente.

Em outubro, o professor universitário Edvar Britto pegava galões cheio de água e levava para a zona rural de Seropédica. Agora vamos às comparações: em outubro, o poço da pequena propriedade estava seco.

“Dezembro, janeiro, fevereiro, choveu bem”, afirma o professor.

Em outubro não havia água na represa do sítio. Hoje, quanta diferença!

Repórter: Nossa.
Edvar Britto, professor: Era areia. As crianças estavam usando pra jogar futebol.
Repórter: Eu estou impressionada. Paisagem é completamente diferente.
Edvar: Felizmente, você impressionada e a gente muito feliz

O professor Edvar até se animou a incrementar a horta.

“O maracujá tá bonito. Aqui eu plantei as batatas, batata doce. Aqui mais à frente, abacaxi. Tem uns pés de pimenta por ali. Quando tem água está cheio de plantinhas novas”, conta o professor.

A chuva do último verão ajudou a amenizar os efeitos de uma das piores secas do país. O nível dos reservatórios aumentou na maioria das regiões. No Sudeste e Centro Oeste, dobrou. No Sul, os reservatórios estavam quase pela metade. Agora estão cheios. O aumento foi bem menor no Nordeste, região que ainda preocupa os especialistas. E os reservatórios da região Norte praticamente mantiveram o nível do ano passado.

“A Região Nordeste choveu só metade da média histórica. Então embora como um todo a situação esteja melhor, é preciso muita atenção para a Região Nordeste”, diz Mário Veiga, especialista em energia.

Sobradinho, o principal reservatório do Nordeste, opera com 33% da capacidade. Ainda é possível ver ilhas no meio do lago. Na Região Sudeste, o Paraibuna chegou ao volume morto. Agora, num sobrevoo, é possível ver a diferença.

O reservatório faz parte da Bacia do Paraíba do Sul, que abastece a Região Metropolitana do Rio. Os especialistas dizem que passou o susto, mas não dá pra esquecer o que aconteceu há bem pouco tempo.

Passados cinco meses, a equipe do Jornal Nacional voltou ao local. O cenário está um pouco diferente. Se observa que a água começou a circular pelo córrego, mas as chuvas de verão não foram suficientes para normalizar a situação. Por causa da melhora nos reservatórios, as contas de luz entraram na bandeira verde, sem acréscimo na tarifa.

“Nós temos uma situação que é estranha porque sob o ponto de vista de segurança de suprimento nós estamos com farol amarelo, mas sob o ponto de vista de tarifas, o governo decidiu declarar que a bandeira é verde”, explica o especialista.

O comitê de monitoramento do setor elétrico disse que decidiu adotar a bandeira verde por causa do aumento da oferta de energia, da melhora da situação dos reservatórios e também porque considera o consumo no país está estável.

Fonte: G1
Foto: Reportagem

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »