saneamento basico

Bar feito de bambu é construído em meio a lago no Vietnã

O arquiteto Vo Trong Nghia construiu uma cúpula de bambu no centro de um lago na província de Binh Duong, no Vietnã. Nghia já é conhecido por suas estruturas usando bambu. Além de ser abundante na natureza, o material é leve, flexível e forte. O chamado “Wind and Water”, é um dos projetos arquitetônicos mais interessantes e bonitos criados por ele.

A estrutura mostra como o arquiteto usa o material barato e acessível em seu efeito máximo. O complexo de bambu, que possui formato de meia-lua, é resistente, flexível e usa a técnica passiva simples de aproveitar a luz e o vento a seu favor.

O bar fica ao lado do restaurante Bambu Wing, também assinado pelo arquiteto (veja aqui). Caminhos de pedra ligam a margem do lago artificial ao estabelecimento, que é utilizado como local de apresentações de música, exposições culturais, encontros locais, entre outros eventos.

Um sistema de arco de bambu estrutural foi projetado para a cúpula, que possui dez metros de altura e 15 metros de circunferência. A estrutura principal foi feita por 48 unidades pré-fabricadas, cada uma delas feitas de vários elementos de bambu unidos.

Uma claraboia circular de 1,5 metros no centro da cobertura tem a função de expelir o ar quente do interior para fora, um método simples de ventilação.

O “Wind and Water” foi construído em 2008 por trabalhadores locais em um período de três meses e se destaca pela economia de energia tanto em sua construção como em sua utilização. Segundo o arquiteto, a obra “nasceu da natureza, vive em harmonia com a natureza e irá retornar para a natureza.”

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/bar-feito-de-bambu-e-construido-em-meio-a-lago-no-vietna

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »