saneamento basico

Caraguá/SP lidera ranking de praias com mais lixo na areia no litoral norte

Para fazer o relatório, em dezembro de 2018, foram monitoradas 132 praias do litoral norte. Nove praias em Caraguá foram classificadas com índice ‘inaceitável’ de resíduos.

Caraguatatuba lidera o ranking das praias com mais lixo na areia. O balanço faz parte de um levantamento do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba, que foi divulgado na última terça-feira (8).

Para fazer o relatório, em dezembro de 2018 foram monitoradas 132 praias do litoral norte de São Paulo, sendo 57 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 29 em Ilhabela. As visitas em todos esses locais foi diária no período analisado.

As praias foram classificadas como ‘ausente’, ‘alguns traços de lixo’, ‘inaceitável’ e ‘caótico’. Nove delas foram caracterizada como inaceitáveis e todas são de Caraguatatuba. Elas são a praia do Camaroeiro, Indaiá, Pan Brasil, Palmeiras, Flecheiras, Romance e Porto Novo.

Traços de lixo

De todas as praias do litoral norte, 74, ou seja, cerca de metade delas, foram predominantemente classificadas como ‘traços de lixo’. As demais, 52, que representa 43,2%, predominaram ausentes de lixo. Nenhuma praia foi classificada como ‘caótico’.

São Sebastião foi a cidade com maior registro de praias com ausência de lixo. Das 31 praias, em 27 não foram encontrados resíduos.

“Algumas das praias chegaram a ficar em situação caótica, mas em um dia ou outro e a média mensal acaba sendo mais baixa. Com o relatório, vamos chamar atenção da população para que comece a agir de forma consciente. O lixo impacta na fauna e na flora, mas quem também quer frequentar uma praia poluida e cheia de lixo?”, questionou o oceanógrafo responsável pelo projeto, Hugo Gallo.

Limpeza

Em dezembro foram retirados 942,7 quilos de lixo das praias. Em Ubatuba foram 330 quilos; Caraguatatuba, 256 quilos; São Sebastião; 302 quilos; e Ilhabela, 153 quilos.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou que limpeza das praias é feita pela Secretaria de Serviços Públicos com apoio de uma empresa terceirizada. Equipes se espalham pela praias a partir das 5 horas da manhã para que, até as 7h já estejam limpas.

“Com a chegada de mais de 500 mil turistas somente durante as festas de final do ano e a expectativa de mais de um milhão de visitantes durante todo o verão, esquemas especiais foram feitos para a coleta de lixo domiciliar, a coleta seletiva e a limpeza de praias”, diz trecho da nota enviada.

Enquanto em anos anteriores, o pico de coleta de lixo foi 260 toneladas/dia. Na primeira semana do ano, a Secretaria de Serviços Públicos registrou um pico de 430 toneladas/dia. Ao todo, 10 caminhões foram disponibilizados para o trabalho.

Fonte: G1

Últimas Notícias: