saneamento basico

Americana e SB têm redução no consumo de água

Estudo mostra que redução no consumo per capita de água se deu em função da crise hídrica no Estado de SP, acompanhada de campanhas de conscientização.

Americana e Santa Bárbara d’Oeste tiveram redução no consumo médio de água por pessoa. É o que aponta o “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto”, estudo divulgado anualmente pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e que compara dados de 2015 e 2016. Na primeira cidade, de acordo com o estudo, o consumo per capita caiu de 222,3 para 219,5 litros por dia. Já no segundo município, o consumo passou de 157 em 2015 para 155,3 litros em 2016. O levantamento tem como base dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

Em Sumaré, o dado de 2015 se refere apenas ao consumo dos últimos seis meses, quando a Odebrecht Ambiental passou a gerir o serviço. No entanto, o número é o volume consumido nesse período dividido por 365 dias, que resultou 68,02. Em 2016, o consumo médio chegou a 132,5 litros. Saad destacou que, hoje, a população está “sensibilizada” com relação ao consumo consciente. Ele disse acreditar que, em caso de nova estiagem, as pessoas reduzirão o uso da água em “pouco tempo”.

Ainda segundo o estudo, de 2015 para 2016, Sumaré apresentou queda de 70,7% para 53,33% no índice de perda na distribuição. De acordo com a BRK Ambiental, atual responsável pelo saneamento da cidade, 2017 terminou com o índice 45%. A empresa informou que já investiu cerca de R$ 8 milhões contra as perdas.

“Entre as ações para alcançarmos essa redução está a instalação 28 macromedidores na cidade.A substituição de redes e ramais antigos. A redução do tempo de reparo de vazamentos nas redes de água. A implantação de troca sistêmica de hidrômetros, a atualização cadastral.

Fonte: liberal

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »