saneamento basico

Congresso do Futuro discutirá qualidade de vida das novas gerações

Discutir o futuro das futuras gerações e de que forma o Senado pode contribuir para melhorar qualidade de vida do povo brasileiro é o principal objetivo do 1º Congresso do Futuro que será realizado pela Comissão Senado do Futuro nos dias 8 e 9 de dezembro. A informação foi dada pelo presidente da comissão, senador Wellington Fagundes (PR-MT), na reunião desta quarta-feira (23).

O senador também informou que devido ao aumento do número de interessados em participar, o local do evento, foi transferido previsto do auditório do Interlegis para o auditório Petrônio Portela.

Para a abertura, no dia 8, no Plenário do Senado, foi confirmada a presença do presidente da Casa, senador Renan Calheiros, da presidente do Superior Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes e do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

No local do evento será montada pela CNI a Mostra Interativa de Inovações, que dará aos visitantes uma oportunidade de conhecer interativamente os avanços tecnológicos previstos para o próximo ano e seus reflexos no dia a dia do cidadão.

Discutindo o futuro
Durante os dois dias do congresso serão realizados debates sobre desenvolvimento sustentável na América Latina, segurança alimentar, políticas públicas para a saúde, além de questões relativas ao futuro da comunicação social e da democracia no mundo digital. Os inscritos oficialmente e que comprovarem a presença receberão certificado de participação reconhecido pelo Ministério da Educação.

O Congresso do Futuro foi inspirado em evento anual realizado pelo Congresso Nacional da República do Chile, por iniciativa da Comisión de Desafíos del Futuro, Ciencia, Tecnología e Innovación. Segundo Wellington Fagundes, a Comissão do Futuro chilena é a única comissão do Parlamento daquele país que tem orçamento próprio para seu pleno funcionamento.

Wellington Fagundes também anunciou que no dia 6 de dezembro, na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen), será lançado o relatório com a avaliação da tecnologia da informação e o processo legislativo do futuro, política pública eleita pela comissão para estudo em 2016.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Fonte: Agência Senado

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »