saneamento basico

Córrego Fundo/MG deve ter usina para separação e reciclagem de lixo até outubro de 2018

Construção começou em maio. Projeto é conduzido pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A construção de uma Usina de Triagem e Compostagem está em andamento em Córrego Fundo. A previsão, segundo a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento, é que o centro que vai cuidar da separação e reciclagem de  resíduos na cidade seja entregue até outubro.

Conforme o órgão, a obra começou em maio, e está sendo feita com recursos do cofre municipal. No entanto, a Prefeitura não informou qual o valor investido.

A secretária de Meio Ambiente, Misley Aparecida da Cunha Faria, explicou que o projeto tem o objetivo de contribuir com a separação adequada dos resíduos sólidos domiciliares e gerar um aumento da reciclagem de lixo no município.

“Sem uma triagem correta, a eficácia do processo de reciclagem pode ser reduzida devido ao baixo reaproveitamento do material reciclável. A Usina de Triagem trará um maior conforto aos catadores, que estão se formalizando em uma associação no município”, disse.

Primeira fase da obra

Na primeira fase da obra, estão sendo construídos sanitários, refeitório, guarita e o galpão de triagem. Na segunda fase, será feita a construção das baias para organização dos recicláveis e de mais uma célula de armazenagem de resíduos úmidos.

O projeto de Córrego Fundo foi inspirado na Usina de Triagem de Iguatama.

“Foram realizadas inúmeras visitas técnicas, inclusive junto à usina da cidade de Iguatama. O projeto da obra de Córrego Fundo foi adequado às características e necessidades de nosso município”, comentou a prefeita Érica Leão (PSDC).

Funcionamento da usina

Na Usina de Triagem, o lixo seco será separado em um galpão apropriado e armazenado separadamente em baias distintas e específicas para cada tipo de resíduo, como papel, plástico e metal.

Para a secretária de Meio Ambiente, o fato de o lixo ser separado e prensado irá agregar maior valor comercial nas indústrias de reciclagem. Além disso, a secretária acredita que, quanto mais lixo for reciclado, menos resíduos serão depositado no aterro sanitário e promovendo a ele um maior tempo de vida útil.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »