saneamento basico

Cubatão autua empresa responsável por vazamento de petróleo em rio

Administração municipal não divulgou o valor da multa. Acidente aconteceu na última terça-feira.

A Prefeitura de Cubatão (SP) autuou, na última segunda-feira (28), a empresa Transpetro, que é responsável por um vazamento de petróleo ocorrido na última terça-feira (22), no Rio Cubatão.

A administração municipal, porém, não divulgou o valor da multa que será aplicada à empresa.

O vazamento foi causado pela ruptura em uma tubulação de transferência de petróleo. Uma das caixas de armazenamento chegou ao volume máximo e houve vazamento atingindo o sistema de drenagem pluvial.

Além dos danos ambientais, havia, também, a preocupação com a qualidade da água produzida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), já que o principal manancial de coleta da região é o Rio Cubatão e isso poderia afetar a distribuição nas cidades de Santos, São Vicente e Cubatão.

Na última quinta-feira, a companhia informou que a produção de água foi reestabelecida no padrão normal e há risco de prejuízos aos consumidores da região.

De acordo com informações da Prefeitura de Cubatão, a Diretoria de Vigilância à Saúde autuou a empresa por terem colocado em risco a saúde pública, trabalhadores e danos ambientais devido ao vazamento de petróleo.

Um relatório do acidente também foi solicitado pela prefeitura à Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC).

Fonte: G1
Foto: Reprodução / TV

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »