saneamento basico

Cubatão autua empresa responsável por vazamento de petróleo em rio

Administração municipal não divulgou o valor da multa. Acidente aconteceu na última terça-feira.

A Prefeitura de Cubatão (SP) autuou, na última segunda-feira (28), a empresa Transpetro, que é responsável por um vazamento de petróleo ocorrido na última terça-feira (22), no Rio Cubatão.

A administração municipal, porém, não divulgou o valor da multa que será aplicada à empresa.

O vazamento foi causado pela ruptura em uma tubulação de transferência de petróleo. Uma das caixas de armazenamento chegou ao volume máximo e houve vazamento atingindo o sistema de drenagem pluvial.

Além dos danos ambientais, havia, também, a preocupação com a qualidade da água produzida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), já que o principal manancial de coleta da região é o Rio Cubatão e isso poderia afetar a distribuição nas cidades de Santos, São Vicente e Cubatão.

Na última quinta-feira, a companhia informou que a produção de água foi reestabelecida no padrão normal e há risco de prejuízos aos consumidores da região.

De acordo com informações da Prefeitura de Cubatão, a Diretoria de Vigilância à Saúde autuou a empresa por terem colocado em risco a saúde pública, trabalhadores e danos ambientais devido ao vazamento de petróleo.

Um relatório do acidente também foi solicitado pela prefeitura à Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC).

Fonte: G1
Foto: Reprodução / TV

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »