saneamento basico

Desembolso do BNDES para a Amazônia cresceu oito vezes desde 2005

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou nesta segunda-feira que os desembolsos da instituição para a região da Amazônia cresceram oito vezes entre 2005 e 2013, para R$ 24,5 bilhões. O número de operações de crédito do banco na região chegou a 112 mil no ano passado.

Os incentivos não se limitaram aos grandes projetos de mineração e hidrelétricos, mas também, por meio de parceria com os Estados, à educação, à saúde e a projetos de desenvolvimento sustentável, afirmou ele durante o seminário “Desenvolvimento Integrado da Amazônia Legal”, promovido nesta manhã pelo Valor em São Paulo.

Segundo o presidente do banco de fomento, por meio do Fundo Amazônia e do Fundo Social, o BNDES apoiou também o desenvolvimento de arranjos produtivos em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Destaco o projeto de aquicultura que o BNDES tem desenvolvido em parceria com a Embrapa. A Amazônia tem uma reserva espetacular de água doce e, no entanto, nossa produção estruturada é medíocre. Podemos multiplicar nossa produção de pescado de água doce se conseguirmos estruturar modelos sustentáveis de negócio com escala e de alta qualidade”, afirmou Coutinho.

Segundo ele, o Cartão BNDES, instrumento de concessão de crédito a micro e pequenas empresas, já foi emitido em 95% dos municípios da região amazônica e movimentou R$ 1 bilhão em transações entre 2008 a 2013.

Fonte e Agradecimentos: Valor Econômico
Veja Mais: http://www.valor.com.br/politica/3561734/desembolso-do-bndes-para-amazonia-cresceu-oito-vezes-desde-2005

Últimas Notícias: