saneamento basico

Duas cidades terão recursos do Fehidro

Reginópolis e Macatuba são beneficiadas para obras ambientais

Os municípios de Macatuba e Reginópolis vão receber recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) em planos e obras para proteção e recuperação dos recursos hídricos e melhorias no saneamento.

Para desassoreamento da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto de Macatuba (ETE) o recurso é no valor de R$ 446.120,75 e Reginópolis são R$ 138.887,56 para investir no Plano Diretor de Controle de Erosão Rural no município.

O prefeito de Macatuba, Tarcisio Abel, já assinou o convênio com o Governo do Estado. Segundo o projeto aprovado, a metodologia a ser aplicada na limpeza da lagoa usa tubos geotéxteis que recebem o lodo para secagem em uma draga. O rejeito líquido percolado é devolvido para o sistema para continuidade do tratamento. Como os tubos são assentados sob uma base impermeabilizada, não há risco de contaminação do subsolo.

O desassoreamento é necessário porque, com o passar dos anos, materiais sólidos – como terra e areia que vêm pela rede de esgoto – se acumulam no fundo da lagoa, diminuindo sua lâmina de água e reduzindo o volume de esgoto tratado pela ação das bactérias anaeróbicas. A remoção do lodo melhora a eficiência do sistema no tratamento de esgotos.

O prefeito macatubense reforçou que o projeto segue critérios técnicos para executar uma ação importante para a preservação do meio ambiente. “A intervenção técnica que estaremos realizando na lagoa está em sintonia com o que preconizam os órgãos ambientais do Estado. A assinatura do convênio em São Paulo formaliza uma etapa importante para que possamos investir esses recursos na nossa Estação de Tratamento de Esgotos”, comentou Tarcisio.

A próxima etapa é iniciar o processo de licitação para contratação de empresa especializada na área para execução da obra. A estimativa técnica é de que a lagoa comece a ser desassoreada neste ano.

Fonte: JC Net
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »