saneamento basico

É possível vencer o mosquito Aedes aegpty sem saneamento básico?

Para a ONU, o Brasil precisa melhorar serviços de água, de esgoto, e coleta de resíduos para combater o mosquito transmissor da dengue

Ouça o áudio

O Revista Brasil convidou Léo Heller, relator especial das Nações Unidas para o direito humano à água e ao saneamento, para analisar a oferta de saneamento básico no Brasil e o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Segundo o relator, o Brasil avançou bastante nas últimas duas décadas, mas ainda não é o suficiente. “Hoje nós temos uma nova legislação, temos agência reguladora, temos investimentos mais estáveis, temos um espaço institucional que nem sequer existia no Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Mas, eu diria, que tudo isso é muito bem-vindo, mas ainda não é suficiente, porque temos um deficit grande. O avanço na política precisa ter mais estabilidade”, diz Léo Heller.

O representante da ONU explica que o Brasil tem grandes preocupações ainda. “Tem uma parte importante da população pobre brasileira que não tem acesso a um bom serviço de água, serviço de esgoto, coleta de resíduos adequada, não vivem uma realidade em que a drenagem das águas de chuvas impeçam as inundações, empoçamentos de água que pode ser vetor, local para procriação dos mosquitos. Avançamos, mas temos muito que avançar, que requer políticas mais contínuas e mais estáveis”, esclarece.

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Fonte e Áudio: EBC
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »