Esgoto despejado na praia causa reclamações em Angra dos Reis

Problema preocupa moradores e visitantes da Vila Velha. ‘Quando a maré enche mesmo, você vê aquela mancha’, diz morador.

Moradores da Vila Velha, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, reclamam do esgoto sem tratamento que é despejado na praia. No mesmo córrego, que deságua no mar, a água limpa de uma nascente, que fica na parte alta do bairro, se mistura com a sujeira que transborda do sistema de captação.

“Quando a maré enche mesmo, você vê aquela mancha na água. É até perigoso o pessoal colocar toalha para curtir um sol, é muito complicado”, disse o torneiro mecânico José Luiz Duarte.

A qualidade da água não é analisada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e por isso não é possível saber se a praia está imprópria para o banho. Mas com tantos problemas, quase ninguém se arrisca a entrar no mar. “Eu sirvo bebidas, sirvo porções e acaba que atrapalha os meus clientes”, disse o comerciante Flávio Rodrigues Pereira.

Existe uma estação de tratamento perto da praia, mas segundo os moradores, nem sempre os equipamentos estão funcionando. Uma marca na areia mostra por onde o esgoto passa quando o sistema para de funcionar.

“O mau cheiro é insuportável. O pessoal que mora perto aí, na hora de refeição incomoda muito. Quando a gente joga um futebolzinho, dá coceira na perna, aparece uma ferida. É tudo devido ao esgoto mal planejado”, reclamou o segurança Leonardo Rodrigues Veríssimo.

Quem mora por perto tem que aguentar o cheiro ruim. A casa do comericante Eraldo da Silva fica bem ao lado da estação. “Quando estamos almoçando, um lazer com a família, um churrasquinho, ninguém consegue ficar sossegado aqui”, afirmou.

Procurado pela produção do RJTV, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou que a estação de tratamento foi projetada para receber o volume de esgoto da comunidade da Vila Velha, mas está recebendo uma alta quantidade de águas pluviais. O Saae informou também que será feito um trabalho de conscientização com os moradores, sobre a importância de não fazer ligações clandestinas.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV Rio Sul

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »