Esgoto que desembocava na Lagoa é lacrado em Florianópolis

A ligação irregular de uma residência localizada no Canto da Lagoa foi lacrada nesta terça-feira, dia 2, depois que foi constatado o lançamento do esgoto diretamente na rede pluvial e, consequentemente, nas águas da Lagoa da Conceição.

A região não é atendida por rede pública de esgotamento, e por meio de uma denúncia, a equipe do Programa Floripa Se Liga na Rede chegou ao endereço, localizado na servidão Kayrós.

Os testes comprovaram a irregularidade do lançamento na rede pluvial, e com a identificação do local exato da ligação, o flagrante foi feito e a canalização pode ser lacrada.

O proprietário foi autuado pela Floram por crime ambiental, e pela Vigilância Sanitária por falta de tratamento adequado da fossa séptica.

O fato de a localidade não ser atendida pela rede pública de esgotamento não exime o proprietário da responsabilidade em relação ao correto tratamento e destinação do esgoto de seu imóvel, explica o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que participou da ação.

Segundo Marcelo Ferreira, fiscal da Vigilância Sanitária, o proprietário do imóvel – que está alugado – será autuado e penalizado por lesão ao meio ambiente. A multa pode variar de R$ 10 mil a R$ 1 milhão, com base no Decreto Federal 6514/2008, que trata das infrações e sanções previstas em caso de crimes contra o meio ambiente.

Além do imóvel no Canto da Lagoa, a equipe do Programa Se Liga na Rede realizou novas inspeções em estabelecimentos na região do centrinho da Lagoa da Conceição. A administração de um hostel – que por três vezes já havia sido notificado pelo Programa – recebeu, desta vez, uma notificação da Vigilância Sanitária, e prazo de cinco dias para corrigir o problema identificado: ausência de caixa de gordura.

Fonte: DC
Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »