saneamento basico

Estações de saneamento básico começam a investir em eficiência energética

As estações de saneamento básico estão cada vez mais incluídas nos processos de eficiência energética. A relação complementar entre água e energia, onde é preciso muita água para produzir eletricidade e também de muita eletricidade para bombear, mover e agora, reciclar e reutilizar água, está fazendo muitas cidades começaram a se dar conta da necessidade de maior eficiência energética no saneamento.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) apontou que, naquele país, o tratamento de água e esgoto utilizam 75 bilhões de kWh de energia por ano, o suficiente para suprir 6,75 milhões de casas. A agência ainda identificou a energia como o segundo maior item no orçamento das instalações municipais de água potável e de tratamento de esgoto, depois apenas dos custos de mão de obra.

Um bom exemplo da influência da eficiência energética no sistema de saneamento é a cidade dinamarquesa de Aarhus que está prestes a se tornar a primeira no mundo a ter uma estação de tratamento de água totalmente alimentada pela eletricidade gerada a partir de efluentes domésticos e esgoto.

No Brasil essa prática ainda está engatinhando, porém é possível ver exemplos como a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espirito Santo, onde uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) foi construída ao lado da principal Estação de Tratamento de Água (ETA). Com capacidade de produção de 2,8 MW, a PCH mantém a segurança energética para o abastecimento de água potável do município de 200 mil habitantes.

Fonte: Agência Ambiente Energia

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »