saneamento basico

Funasa entrega Planos Municipais de Saneamento Básico

A Funasa, por meio da Superintendência Estadual de Sergipe (Suest/SE), entregou os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de trinta municípios sergipanos contemplados pelo Convênio nº. 0274/2014, firmado com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que consistiu na capacitação de técnicos e gestores municipais na elaboração e execução dos PMSB’s. A solenidade realizada na Universidade Tiradentes (Unit), no dia 16/12, foi prestigiada por parlamentares, dirigentes de órgãos públicos, prefeitos e representantes dos municípios que compareceram para assinar o termo de recebimento do PMSB.

A superintendente da Funasa em Sergipe, Kelly Silva, enfatizou o trabalho colaborativo dos técnicos com a comunidade, que, segundo ela, resultou num produto que coloca a Suest/SE como paradigma: “Os servidores da Funasa, juntamente com a comunidade, prefeituras e ITP fizeram da Suest/SE referência nacional na elaboração dos PMSB’s”, disse Kelly Silva.

Para o presidente do ITP, Diego Menezes, a exitosa experiência do instituto com a Funasa em Sergipe deve-se, em grande parte, ao apoio dos técnicos do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict), que sempre esteve de portas abertas para analisar os planos, que hoje servem de referência para os demais estados.

O prefeito do município de Siriri/SE, Gérvasio Celestino, agradeceu à Funasa por viabilizar um plano que, segundo ele, o município não teria como obter com recursos próprios. “Ficamos felizes quando recebemos a notícia de que estávamos entre os trinta municípios comtemplados, porque somos um município carente, sobretudo em saneamento básico, e sem condições de custear um plano dessa abrangência”, disse o gestor.

Na ocasião, Kelly Silva chamou a atenção dos futuros gestores para a aprovação dos PMSB’s nas câmaras municipais, para que sejam executadas as ações previstas e considerada a vontade do povo. “A essência do PMSB é a participação popular, que definiu suas necessidades e elegeu suas prioridades para um horizonte temporal de 20 anos, por isso a necessidade da sua aprovação em lei”, concluiu.

Os trinta municípios sergipanos que hoje contam com o PMSB são: Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Pinhão, Maruim, Neópolis, Riachuelo, Ribeirópolis, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Graccho Cardoso, Japoatã, Capela, Canhoba, Rosário do Catete, Indiaroba, Cedro de São João, Salgado, Carmópolis, Brejo Grande, Santana de São Francisco, Siriri, Arauá, Itaporanga D’Ajuda, Boquim, Campo do Brito e Japaratuba.

Compuseram a mesa, juntamente a superintendente de Sergipe, o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, Marcos José Barreto; o superintendente Regional do Incra em Sergipe, Haroldo Álvaro; o reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa; o diretor do ITP, Diego Menezes; o deputado estadual, Antônio dos Santos e o assessor de comunicação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Augusto Aranha.

Fonte: Funasa

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »