saneamento basico

Governador afirma que água é boa para Olimpíadas

O governador Luiz Fernando Pezão rebateu nesta terça (11) as críticas divulgadas pela agência de notícias Associated Press de que 13 remadores norte-americanos que participaram do Campeonato Mundial Junior, na Lagoa Rodrigo de Freitas, teriam sofrido problemas estomacais depois do evento-teste de remo, no fim de semana.

De acordo com o governador, “eles [os norte-americanos e a médica da delegação] não têm certeza se foi problema da água. Já falam na alimentação. Todos os testes de água mostraram que ela estava boa para as provas. O resultado dos exames para bactérias e coliformes fecais está muito abaixo do fixado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para uso e banho”.

Sobre a construção de um cinturão para captação de esgotos nos arredores da Marina da Glória, de modo a promover a revitalização da Baía de Guanabara até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o governador disse que a obra ainda não está pronta, mas “que o governo trabalha com o prazo limite para dezembro”.

A obra do Cinturão de Captação em Tempo Seco da Marina da Glória prevê a implantação de um sistema coletor que impedirá o despejo de esgotos nas águas que banham a instalação olímpica. A iniciativa faz parte do pacote de medidas para garantir melhores condições da água da Baía de Guanabara, onde serão realizadas as competições de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »