saneamento basico

Janeiro de 2014 foi o terceiro mais quente da história no planeta

Não foram só os brasileiros que assaram neste janeiro. O resto do mundo também ferveu. Segundo um levantamento feito pela NOAA, a agência do governo americano responsável por atmosfera e oceanos, o mês de janeiro de 2014 foi o quarto mais quente desde que as medições começaram em 1880. E segundo outro levantamento, feito pela Nasa, agência espacial americana, este janeiro foi o terceiro mais quente da história.

Essa temperatura acima do normal ocorreu apesar das nevascas e ondas de frio que atingiram alguns países do hemisfério norte no período.

A Nasa e a NOAA usam os mesmos dados, coletados por estações na superfície e por satélites. Mas trabalham as informações segundo metodologias diferentes. Por isso, a discrepância nos resultados. Segundo as duas medições, a média de temperatura global em janeiro ficou 0,70 grau centígrado abaixo da média do século XX (entre 1951 e 1980).

Os números da NOAA também mostram que esse foi o 38o mês de janeiro seguido com temperaturas acima da média do século XX. A última vez que qualquer mês em qualquer ano ficou abaixo da média do século XX foi em fevereiro de 1985. O que mostra os efeitos atuais das mudanças climáticas em curso.

Fonte: Blog do Planeta
Veja mais: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/02/este-janeiro-foi-o-terceiro-mais-quente-da-historia-no-planeta.html

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »