saneamento basico

Mais de 85% do esgoto lançado em Camburi vêm de outros municípios

Afirmação é do secretário de Meio Ambiente da capital capixaba, Luiz Emanuel Zouian, que falou sobre as condições das praias da capital capixaba nesta segunda-feira (15)

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouian, falou, nesta segunda-feira (15), sobre as condições das praias da capital capixaba após a Praia de Camburi ter sido interditada e imprópria para banho.

Segundo ele, a maior parte do esgoto lançado na orla de Vitória não é proveniente do próprio município – de 85% a 90% dos dejetos que poluem o mar são lançados dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra.

“É necessária uma ação conjunta entre os municípios para que o problema seja resolvido. A população de Vitória pode e deve ajudar, fazendo a ligação do esgoto de sua casa à rede do município”, ressaltou.

Zouian falou também que não há previsão sobre a liberação para banho em toda a extensão da Praia de Camburi, interditada desde antes do Carnaval.

“Coletaremos material na orla nesta terça-feira. Os resultados deverão ser informados no fim da semana”, afirmou. O secretário pediu aos banhistas que sigam as orientações das placas. “Não entrem na água se tiver a indicação de ‘imprópria para banho’.

Segundo a Coordenação de Saneamento da Prefeitura de Cariacica, o esgoto do município não é lançado na Praia de Camburi. O município informou que fiscaliza e notifica os imóveis que não possuem a ligação da rede de esgoto.

A Prefeitura de Vila Velha informou que 52,2% do território do município conta com rede de esgoto e que 80% dos imóveis estão ligados à rede. De acordo com a administração municipal, em 2013 a adesão à rede era de 32% e, em dezembro de 2015, chegou a 80%. A prefeitura informou ainda que está trabalhando em parceria com a Cesan para chegar a 100% de adesão.

Já a Prefeitura da Serra informou que o serviço de coleta, tratamento e destinação final do esgoto no município será universalizado nos próximos anos. A execução acontece por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Segundo a administração municipal, já foram emitidas 1,1 mil notificações, para que moradores realizem a ligação de seus imóveis na rede coletora.

A Vale, por sua vez, informou que 100% do esgoto sanitário gerado no Complexo de Tubarão é tratado em sistemas de tratamento instalados, dentro da empresa.

Fonte: Folha Vitória
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: