saneamento basico

O Planeta sob pressão

A água está no coração da conexão de valores mobiliários representados pela seguridade hídrica, energética, alimentar e de saúde

A mudança climática profunda causada pelos humanos aumentou, consideravelmente, nos últimos anos e as campanhas para a proteção do nosso ambiente, via produção mais ecológica, se multiplicam.

Os abundantes recursos naturais da Amazônia sustentam a seguridade hídrica, energética, alimentar e de saúde para as populações e economias da região e de outros lugares.

No cerne dessa relação entre seguridades, está a água. Este recurso tão abundante na região se encontra sob crescente ameaça à medida que a poluição industrial e agrícola aumenta, e as secas extremas revelam uma outrora impensável vulnerabilidade hídrica.

O crescimento o enriquecimento populacional aumentaram a pressão sobre os recursos naturais, agravados pelos problemas imediatos resultantes das mudanças do clima, com sérios impactos sobre a água, a energia e a segurança alimentar.

As interdependências estreitas entre a água, a energia e os alimentos estão multiplicando estas ameaças em diversos países e regiões, demonstrando que a segurança climática é um problema para todos.

Fonte e Agradecimentos: Portal Luis Nassif

Últimas Notícias:
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »
Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2026 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na capital paulista. Passa por um “upgrade tecnológico” que contribuirá com a ampliação do tratamento em 148% – de 2,5 milhões para 6,2 milhões de litros por segundo. Com novos equipamentos e processos, a ETE, inaugurada há 28 anos, poderá crescer sem aumentar a área de 190 mil metros quadrados que ocupa na zona norte de São Paulo, uma das mais adensadas da capital.

Leia mais »