saneamento basico

Por que o nome Aedes aegypti?

O vetor foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762 e denominado Culex aegypti. Culex significa mosquito e aegypti, egípcio, portanto: mosquito egípcio.

O gênero Aedes só foi descrito em 1818.

Logo verificou-se que a espécie aegypti, descrita anos antes, apresentava características morfológicas e biológicas semelhantes as de espécies do gênero Aedes – e não as do já conhecido gênero Culex. Dessa forma foi estabelecido o nome Aedes aegypti.

Combate ao mosquito da dengue

O ciclo de vida do Aedes é divido em quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. Ele tem início quando uma fêmea adulta deposita os ovos nas paredes dos reservatórios com água limpa e parada e normalmente após sete dias, a larva cresce e vira pupa e, dois dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar.

Ovos resistentes

Os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por um ano em local seco e quando esse local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão o ovo pode se desenvolver. O mosquito leva em média dez dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante a vida.

A fêmea do Aedes põe os ovos na água parada ou na borda de um local que possa eventualmente ficar molhado. Elas preferem depositar os ovos em recipientes que possam acumular água, como na borda de baldes, bacias, latas de lixo, piscinas que não são tratadas com cloro, caixa de água aberta, bromélias e pratos de plantas, por exemplo. É nessa fase que o mosquito é mais resistente e a única forma de eliminá-lo é lavando o local com uma buchinha, água e sabão. Para garantir que o ovo seja destruído você pode adicionar um pouco de cloro na água enquanto limpa o recipiente.

Larva

Ao entrar em contato com a água o ovo se transforma em larva, em apenas dois ou três dias e essas larvas são bastante ativas, movem-se na água e são facilmente reconhecidas. Embora o mosquito prefira água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico e se alimentar de protozoários, bactérias e fungos presentes nesse local. Durante essa fase a larva compreende quatro estágios de desenvolvimento e vai aumentando de tamanho.

Pupa

Em cerca de 7 a 10 dias a larva se transforma em pupa e adota uma forma de vírgula. Esse estágio é mais curto e dura somente dois dias, até que o mosquito esteja pronto para “nascer”. A pupa não se alimenta, apenas respira e se move bastante.

Ao se transformar em mosquito, sai do seu “casulo” e então o mosquito está pronto para voar e precisa se alimentar. Normalmente o Aedes Aegypti se alimenta de frutos e sucos de alguns vegetais, mas após a cópula, a fêmea precisa de sangue para que seus ovos fiquem maduros. Ao se alimentar com sangue em 3 dias ela põe seus ovos. O tempo médio de vida de um mosquito adulto é de 30 dias.

Quantas pessoas o Aedes pode infectar?

Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito Aedes aegypti estiver infectado, poderá transmitir o vírus da dengue, chikungunya ou o zika nesse processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. O mosquito tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito infectivo transmitiu vírus para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

A picada do Aedes Aegypti pode acontecer em qualquer hora do dia, no entanto, o mosquito evita o sol forte e ao ar livre, prefere à sombra e geralmente pica de manhã ou no final da tarde e à noite entre às 7h e 10h e 16h e às 19h.

Por que somente a fêmea pica as pessoas?

A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

https://www.linkedin.com/company/10462300/
Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »