Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Por que o uso correto das sacolinhas plásticas?

  • Meio Ambiente
  • janeiro 6, 2014

Cerca de 100 milhões de toneladas de lixo flutuam em inundações a cada ano no planeta. E 90% de todo o lixo flutuante no Brasil são constituídos por detritos de plástico. Cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no Brasil por ano. Os dados, da ONG (Organização Não Governamental) Amigos da Água, mostram a importância do uso correto das sacolinhas de supermercado. “O plástico continua poluindo matas e oceanos e por extensão corpos de água, rios e cachoeiras”, afirma Rodolfo Bonafim, diretor científico da entidade, especialista em climatologia, astronomia e geologia ambiental.

Riscos à saúde
Bonafim lembra que o plástico também pode ser ingerido acidentalmente por animais silvestres ou marinhos, ocasionando mortes. Se descartado nas ruas, impede a necessária drenagem das chuvas pelos bueiros, gerando enchentes urbanas. O plástico descartado em aterros e lixões impermeabiliza o solo, retém resíduos orgânicos e colabora na produção do metano, gás tóxico três vezes mais poluidor do que o dióxido de carbono, associado ao aquecimento global. Percentual importante de doenças tratadas em hospitais é de origem hídrica e como resultado a cada ano 2,5 milhões de crianças de zero a 5 anos morrem por falta de água de boa qualidade ou água contaminada em todo o mundo.

Nas cidades
Bonafim diz que o descarte de lixo e entulho domiciliar nas calçadas e vias públicas é fato agravante, mesmo que seja provocado pela população que mora fora das áreas de maior risco. “Pancada de chuva ocasional, que não traria maiores consequências, com o entupimento de bueiros pode tornar-se causa de transtornos”, garante ele. Os dejetos de animais e moradores humanos das ruas, depositados nas vias, é carregado pelas chuvas, aumentando o risco de doenças causadas pela água contaminada.

Manual da sacolinha
Leve sempre sacola retornável quando for às compras. Procure fazer compras em menor quantidade de cada vez. Use embalagens alternativas como caixas de papelão, engradados de plástico no porta-malas do carro, carrinhos de feira e sacos de papel mais resistentes. Use toda a capacidade da sacola plástica, caso não possua no momento, sacola retornável.

Lixo seco
Reduza ao máximo sacolas plásticas como sacos de lixo. Não é preciso usá-las para acondicionar com segurança materiais reciclados (lixo seco). Separe os materiais recicláveis em caixa ou sacos de lixo grandes e deposite-os diretamente nas estações de coleta seletiva. Deixe as sacolas plásticas apenas para acondicionar o lixo úmido (restos de comida, de poda de árvores) e o lixo doméstico do banheiro. Se for possível, substitua por saco de lixo convencional.

Lixo úmido
Importante: o lixo úmido atrai ratos, baratas e mosquitos e por tabela, doenças como a perigosa leptospirose, através da urina dos ratos solta nas enchentes, na cidade ou mesmo no campo. Se for descartar embalagens de agrotóxicos, acaricidas, vermicidas, pesticidas em geral, procure devolver para o fabricante estas embalagens evitando assim a poluição das águas no leito fluvial.

Vem aí a Anater
A Lei nº 12.897/13, publicada no Diário Oficial da União do dia 19 dezembro, autoriza o Executivo federal a instituir a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). A entidade terá a finalidade de promover a articulação da assistência técnica e extensão rural com a pesquisa agropecuária com foco no desenvolvimento rural. Os consórcios municipais poderão pleitear recursos para execução de serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares e médios.

Vem aí a Anater – 2
A criação da agência é interpretada por lideranças municipalistas como importante avanço para aproximação da pesquisa agropecuária e assistência técnica e extensão rural, levando tecnologia e informação para os pequenos produtores. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) adverte, porém, que há necessidade de aumentar os recursos e as pesquisas direcionadas para realidade do público alvo como forma de garantir os resultados.

Fonte: Diário do Grande ABC
Veja mais: http://www.dgabc.com.br/Noticia/503283/por-que-o-uso-correto-das-sacolinhas-plasticas?referencia=minuto-a-minuto-topo

AnteriorAnterior(PI) Agespisa planeja investimentos e ampliações nos serviços de água
PróximoLondres pode ganhar ciclovia aérea de 220 quilômetros de extensãoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
Penetron
bf-dias
logo-netzsch
Conaut
logo-bioproj
DENORA
Superbac
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.