saneamento basico

Rio Tocantins, em Marabá é depósito de esgoto

Pessoas que transitam pela orla do rio Tocantins, em direção à praia do Tucunaré, em Marabá, visualizam uma cena que preocupa: o esgoto da cidade cai diretamente no rio. É possível perceber, ao longo de toda a orla, que tubos despejam água suja e fétida dentro do rio. Em um determinado tubo, que fica localizado próximo à Colônia de Pescadores Z-30, a situação é pior por conta da mistura com graxa que vem de uma oficina de motores.

Para os pescadores, que convivem diariamente com os esgotos da orla, a situação é preocupante, como relata José Miranda, de 57 anos. “A gente fica triste. Eu tenho que levar água de casa durante a pescaria, mesmo em um local longe daqui, porque eu não tenho coragem de beber essa água do rio”, lamenta. A dona de casa Francineide Santos também reclama da situação. “A população vota para ter uma coisa melhor e, ao ver isso, a gente fica meio revoltada”, critica.

Ano passado, a Secretaria de Planejamento de Marabá revelou um dado alarmante. Segundo o Sistema Nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, um levantamento encomendado no Plano de Saneamento de Marabá constatou que não existe saneamento na cidade. Os números revelavam que há 0% de esgotos na zona rural e 0% na zona urbana.

“Isso em uma cidade centenária e que aumenta o dobro do que cresce normalmente as cidades do país. É preciso urgentemente aumentar também os investimentos aqui em relação a água e saneamento básico”, declarou Roberval Marco, Secretário de Planejamento.

O OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi procurada para comentar a situação. Segundo o secretário Carlos Brito, está sendo construída uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Amapá, no núcleo Cidade Nova, que deverá dar suporte no sentido de solucionar o despejo do esgotamento sanitário diretamente no rio Tocantins.

Já a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), responsável pelo esgotamento sanitário nas cidades paraenses, afirmou que a Estação de Tratamento de Esgoto de Marabá está com 80% dos trabalhos de engenharia edificados na rua das Cacimbas, bairro do Amapá, que atenderá todo o núcleo da Nova Marabá, que receberá a maior cobertura de esgoto do Estado e beneficiará 60 mil habitantes. No entanto, não informou o que será feito com os esgotos que caem diretamente no rio Tocantins.

 
Fonte: Surgiu

Últimas Notícias: