Sem tratamento de esgoto, rios e praias ficam poluídos na Serra, ES

A Cesan informou que, em cinco anos, em 2023, a rede de tratamento vai estar completa.

Sem tratamento de esgoto, rios e praia da Serra, na Grande Vitória, ficam poluídos. A Cesan informou que, em cinco anos, em 2023, a rede de tratamento vai estar completa na cidade.

Pescadores acreditam que a poluição está causando o desaparecimento de peixes em Jacaraípe. A água verde fica escura depois que o canal deságua no mar, formando uma mancha.

Os pescadores já perceberam a diferença. Pescador há 15 anos, Francelino Ramiro opina sobre o que está acontecendo. “Isso é esgoto. Esgoto que é lançado no rio e prejudica tudo.Morre peixe, morre siri. Acaba com tudo”, disse.

Na Praia de Castelândia, também deságua um córrego e a cor do mar também fica escura.O pescador Lourival Ferreira disse que o cheiro do esgoto é forte e que os animais sumiram. “Isso é um esgoto a céu aberto para a população. Aqui ninguém consegue trazer uma criança para tomar banho. Antes era tudo limpinho, hoje não dá nem pra pescar mais”, contou.

Responsabilidade da Cesan

O coordenador do Grupo de Saneamento, Samuel Dias, afirma que a responsabilidade é da Cesan. “Não era para ser jogado dessa forma. Tem prazo para o trabalho ser feito, mas não estamos vendo avanço. É uma falta de respeito com o nosso município. Vamos acionar o Ministério Público para nos ajudar nessa ação contra a Cesan”.

A Cesan explica que a cidade ainda não tem rede de esgoto em todos os lugares, mas que obras já estão acontecendo. Segundo o gerente de operações Luiz Cláudio Rodrigues, a cobertura passou de 60% para 85%. “A Serra recebeu um investimento muito grande de esgotamento sanitário. Nós avançamos muito”, disse.

Fonte: G1

Últimas Notícias: