saneamento basico

Samarco é obrigada a ampliar distribuição de água

Após cenas de tumulto na entrega de água potável na cidade de Colatina (ES), na última quinta-feira, 19, a Justiça do Espírito Santo determinou no sábado, 21, que a mineradora Samarco amplie os pontos de distribuição de água na cidade.

A Justiça também mandou que a mineradora apresente laudos técnicos sobre a contaminação do rio.

Há pelo menos quatro dias sem abastecimento regular de água potável, após o Rio Doce ser atingido pela lama da barragem da mineradora, os moradores avançaram sobre caminhões de entrega de garrafas e galões.

A decisão liminar determina que a empresa organize a distribuição de água nos 78 bairros da cidade – até então, a entrega de garrafas e água ocorria em apenas 16 locais. Por fim, a Justiça ordenou reforço no efetivo de policiais militares para auxiliar a distribuição.

A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual, que pedia pelo menos 100 pontos de entrega. Ela questionava supostas omissões da prefeitura de Colatina e do governo estadual.

A ação da promotoria também indicou que a Sanear, empresa de saneamento do município, não estaria seguindo as exigências técnicas para a limpeza da água do Rio Doce. A limpeza é feita com um produto que sedimenta e separa a lama da água, que então é distribuída aos moradores.

REVISTA EXAME

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »