saneamento basico

Santarém está entre as 10 piores cidades no ranking de água tratada

Estudo com dados de 2014 analisa o saneamento básico no País. No geral, Santarém aparece em 96ª no ranking de saneamento.

O município de Santarém, no oeste do Pará, está entre as 10 cidades com pior indicador de água tratada no Brasil. Os dados são de um estudo do Instituto Trata Brasil que analisa a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país, que concentram 40% da população.

O estudo mostra que entre os 100 maiores municípios, 91 possuem mais de 80% da população com água tratada. Na lista, Santarém aparece na 6ª posição dos 10 piores, com indicador de 45,34% de água tratada. O pior município é Ananindeua, também no Pará, com 26,89%.

O estudo do Trata Brasil utiliza os dados mais recentes do Ministério das Cidades sobre saneamento no Brasil, que são de 2014. Além dos índices de água tratada, o instituto analisa uma série de indicadores de saneamento para dar notas e fazer um ranking das 100 cidades analisadas.

De acordo com os últimos dados, o país ainda tem mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso aos serviços de água tratada, metade da população sem coleta de esgotos e apenas 40% dos esgotos do país são tratados.

Ainda na avaliação, Santarém aparece em última posição no indicador de serviço de coleta de esgotos com 0%, junto com Ananindeua que também não faz a coleta. Dos outros municípios, 42 reportaram que mais de 80% da população possui o serviço e apenas Franca (SP) e Belo Horizonte (MG) realizam o serviço pleno.

O tratamento de esgotos com relação ao volume de água consumida nos 100 municípios estudados é o pior indicador, e Santarém segue entre os piores, com zero de tratamento. Apenas 19 municípios tratam mais de 80% dos seus esgotos.

Entre as 100 cidadeS avaliadas, o estudo mostra que Santarém está em 96º no ranking geral de saneamento básico, ou seja, entre as 10 últimas piores.

Estações de Tratamento de Esgoto em construção
Para mudar essa realidade, duas Estações de Tratamento de Esgoto estão sendo construídas no município, nos bairros Mapiri e Uruará. De acordo com a coordenadoria de saneamento básico, após concluídas, as estações pretendem beneficiar cerca de 80 mil moradores.

O G1 solicitou nota sobre a atual fase das obras e aguarda resposta.

Fonte: G1
Foto: Arquivo/TV Tapajós

Últimas Notícias: