saneamento basico

São Paulo ganha ponte para ciclistas sobre o Rio Pinheiros

Foram inauguradas nesta terça-feira (17), uma ponte móvel e uma nova ciclovia, que facilitarão o transporte de ciclistas e pedestres nos bairros Capela do Socorro e Jardim São Luiz, zona sul de São Paulo. Situadas às margens do Rio Pinheiros, as obras beneficiam 300 mil pessoas da região, que utilizam a estação Santo Amaro do Metrô e da CPTM.

A ponte móvel Friedrich Bayer foi erguida sobre o trecho do Canal da Represa Guarapiranga e o Canal do Rio Pinheiros, com um investimento de cinco milhões de reais da empresa Bayer Brasil. Pela estrutura, não apenas circulam os ciclistas, mas também pedestres, permitindo o trânsito de embarcações pelo rio. “Era um desejo de nossos colaboradores e uma necessidade para o bairro. A nova ponte é bonita e ainda causa um positivo impacto ambiental, ao criar meios para que as pessoas deixem seus carros em casa”, afirmou o presidente do Grupo Bayer no Brasil, Theo van der Loo.

Os responsáveis pelo irreverente projeto de mobilidade urbana são os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote, que se inspiraram no formato de uma vitória-régia para a construção. Iniciadas em dezembro do ano passado, as obras foram executadas por mais de 2.000 pessoas. Nas proximidades das vias de circulação, a empresa vem erguendo também o edifício EcoComercial Building (ECB), baseado em diversos princípios de sustentabilidade.

Já a ciclovia, construída pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), possui 2,8 km de extensão entre a Entrada do Pomar Urbano, próximo à Ponte João Dias e a Ponte do Socorro. Com investimento de R$ 1,7 milhão do Governo de SP, as obras da pista incluíram sinalização, terraplanagem e drenagem. “Faz bem para a saúde, ajuda a despoluir a cidade e integra o sistema metroferroviário. É esporte, trabalho e uma grande conquista para a região“, discursou o governador Geraldo Alckmin.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/sao-paulo-ganha-ponte-para-ciclistas-sobre-o-rio-pinheiros

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »