saneamento basico

Semar debate Recursos Hídricos da Bacia do Rio Parnaíba

Especialistas, pesquisadores, sociedade civil e Poder Público estarão reunidos a partir da noite desta quarta-feira (25) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí (OAB-PI) para debater sobre os problemas da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, principal manancial hídrico do estado que abrange cerca de 35 municípios piauiense. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) participa do evento, que acontecerá até a próximo sexta-feira (27).

“São oportunas as discussões com temas relacionados à gestão dos recursos hídricos. Pontuar os principais problemas e sugerir soluções para a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, faz parte do nosso trabalho junto à Semar. A sociedade e os órgãos públicos têm que se unir nesta discussão, que passa pela questão da educação, da atuação dos comitês de bacias e de outras ações neste sentido, afirma Superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, que participará do evento juntamente com o secretário interino, Robério Barros.

Um estande para divulgação das ações da secretaria foi montado na OAB.

Segundo Romildo Mafra, é preciso que a sociedade de modo geral e até mesmo os ambientalistas e defensores das questões ambientais, fiquem sabendo o que a Semar vem desenvolvendo, não só na parte de recursos hídricos, mas o meio ambiente como um todo.

Durante o fórum, serão debatidos temas como a Política Nacional de Recursos Hídricos, saneamento básico, recuperação das nascentes e do rio Poti, energias renováveis, educação ambiental, sustentabilidade, gestão de secas e de recursos hídricos, além da instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica em Rios de Domínio da União.

Na sexta-feira, dia 27, técnicos da SEMAR estarão participando do Painel Gestão de Recursos Hídricos: Política de Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Ceará e Maranhão, com secretários do Meio Ambiente dos Estados do Ceará e Maranhão e representantes do Ibama, Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, Dnocs, Idepi e Chesf.

“Nosso objetivo é, a um só tempo, discutir os problemas atualmente vivenciados e apontar soluções para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, principal manancial hídrico do Piauí, como forma de garantir às gerações futuras o acesso a água de qualidade, bem essencial à manutenção da vida”, ressalta o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.

Confira a programação:

25 de março de 2015

16h às 18h – Credenciamento e entrega do material

18h30 – Cerimônia de abertura

19h – Conferência Magna de Abertura: Instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica em Rios de Domínio da União

Palestrante: Nelson Freitas (DF)

20h20 – Debates

21h30 – Encerramento

26 de março de 2015

14h – Desafios da Gestão de Recursos Hídricos e do Saneamento Ambiental

Palestrante: Cleto Augusto Baratta Monteiro (PI)

Debatedores: Representantes da CODEVASF, FUNASA, AGESPISA e CEF.

15h30 – Soluções para Recuperação do Rio Poti

Palestrante: Luiz Mario Queiroz Lima (MG)

16h30 – Recuperação de Nascentes

Palestrante: Adolfo Barbosa e Silva (AL)

17h30 – Soluções em energias renováveis

Palestrante: Marco Aurélio Quadros (SC)

18h30 – O curso da água na história

Palestrante: Alarico Antônio Cristino Jácomo (DF)

19h30 – Mudando o paradigma de gestão de secas: a experiência do Monitorde Secas do Nordeste do Brasil

Palestrante: Erwin de Nys (DF)

21h – Encerramento

27 de março de 2015

14h – Painel 01: Gestão de Recursos Hídricos: Política de Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Ceará e Maranhão Expositores: Secretários de Meio Ambiente dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Debatedores: Representantes da SEMAR, IBAMA, SEMA-MA, DNOCS, IDEPI,

CHESF;

15h30 – Painel 02: Gestão de Recursos Hídricos: Unidades de Conservação, Parque das Nascentes e Proposta de Unidade de Conservação na Bacia do Rio Poti

Painelista: Benedito Rubens Luna (PI)

16h30 – Educação Ambiental e Sustentabilidade

Palestrante: Marcos Oliveira Vieira (CE)

17h30 – Palestra: Inventário de GEE – Gases de Efeito Estufa – Cenário

Brasileiro

Palestrante: Marcus Andrey Vasconcellos (DF)

18h30 – Mesa Redonda de Encerramento: A Experiência da Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Palestrante: José Maciel Nunes Oliveira (AL)

21h – Encerramento

 
Fonte: Piauí.pi.gov.br

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »