saneamento basico

Site de Taiwan satiriza Rio em vídeo sobre água com lixo e esgoto

O site de Taiwan Tomonews, especializado em fazer animações satíricas para ilustrar suas reportagens, fez um vídeo bastante polêmico sobre a condição das águas onde serão disputadas as competições olímpicas no Rio de Janeiro e irritou muitos brasileiros, que prontamente reagiram com comentários nas páginas das redes sociais do veículo.

O vídeo produzido pelo site mostra atletas remando no esgoto, turistas e competidores com diarreia e vômito e até uma imagem do Cristo Redentor defecando. A produção mostra também atletas tomando vacinas e um banho de água sanitária após deixarem a água.

A animação ilustra uma reportagem na qual o site fala sobre as condições da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Baía de Guanabara e traz declarações de Mário Andrada, diretor de Comunicações do Comitê Rio-16, ao site da ESPN americana.

“(A despoluição da Baía) não vai acontecer pois não houve comprometimento, fundo e energias necessárias para isso. Entretanto, temos algo que nunca tivemos, desejo público pela limpeza”, afirmou.

“Ninguém quer receber convidados em uma casa suja. Então, se você não conseguir atingir a meta, temos de seguir trabalhando até o último minuto para termos certeza que os atletas competirão em águas seguras”, completou.

O polêmico vídeo sobre o Rio não é o único que o Tomonews disponibiliza aos seus leitores. Diversos políticos e líderes mundiais também são alvos da sátira do portal.

Confira o que diz o vídeo

O Rio de Janeiro é uma grande cidade, com uma linda costa e vistas de tirar o ar. E por isso é que sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

A razão pela qual vai tirar seu ar é porque as águas são muito poluídas com esgoto e lixo.

Quando se candidatou a ser sede dos Jogos, o Rio prometeu ao COI eliminar 80% de esgoto da lagoa que receberá eventos de remo e canoagem e revitalizá-la.

Mas isso não acontecerá porque faltaram comprometimento, fundos e energia. Não apenas a água está cheia de lixo mas também com vírus e bactérias.

Atletas foram recomendados a tomarem vacina contra Hepatite A, polio e pílulas contra tifo.

Barcos serão constantemente limpos com água sanitária.

Atletas também terão de se higienizar e tomar banho após saírem das provas.

Mas hey, um pouco da vingança de Montezuma está aqui. Merece a medalha de ouro?

Fonte: Folha
Foto: Vídeo/Divulgação

Últimas Notícias:
Gestão de ativos no saneamento Como sair do controle reativo para uma operação previsível EOS Systems

Gestão de ativos no saneamento: Como sair do controle reativo para uma operação previsível | EOS Systems

Sair do modo “apagar incêndios” para uma operação previsível é o divisor de águas entre empresas que sobrevivem e aquelas que se tornam referências de eficiência. No setor de saneamento, a gestão de ativos é a chave para transformar a infraestrutura invisível (tubulações enterradas) em dados estratégicos, fornecendo informações que guiarão decisões de alto impacto.

Leia mais »
Se toca! O lixo é nosso!

Se toca! O lixo é nosso!

Vivemos em uma sociedade marcada pelo consumo crescente. Nas últimas décadas, a expansão da produção industrial, da urbanização e do consumo de bens ampliou significativamente a geração de resíduos sólidos em todo o mundo.

Leia mais »
ESTUDO DE CASO BATIMETRIA E RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (3)

Estudo de Caso: Batimetria e recuperação da capacidade operacional em estações de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) está diretamente condicionada à manutenção de sua capacidade hidráulica efetiva que, ao longo do tempo, progressivamente é comprometida pelo acúmulo de lodo nas unidades de tratamento. Tal fenômeno representa uma das principais causas de perda de eficiência, especialmente em sistemas baseados em lagoas de estabilização e reatores biológicos de grande volume.

Leia mais »