saneamento basico

Temos de aprender a conviver com menos água

O presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Silvio José Marques, disse ontem que a crise hídrica que afeta mais o Estado de São Paulo, e em particular a Região Metropolitana de São Paulo, traz um recado para todos. “Temos de aprender a conviver com menos água. O padrão vai mudar. Já é outro, se pensarmos nos últimos 10 anos”, disse.

O alerta foi feito durante a cerimônia de abertura do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Regional São Paulo da Assemae em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O tema central do evento é a Segurança Hídrica e a Gestão de Serviços de Saneamento Básico em São Paulo.

Também na cerimônia de abertura do evento, que está sendo realizado no Teatro Municipal de Santo André, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, falou sobre a importância do encontro para a busca de alternativas para a crise hídrica atual. “Já está na hora de ultrapassarmos barreiras e unirmos ações tecnológica e institucional, além da mobilização social para o enfrentamento do problema”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr.

O presidente da Regional São Paulo da Assemae, Aparecido Hojaij , destacou a importância dos serviços municipais de saneamento, defendendo a titularidade do município. “Temos grandes desafios: a universalização do serviço, o respeito à titularidade municipal, a garantia da gestão pública e a efetiva segurança hídrica. Os municípios possuem plenas condições de praticar as ações de saneamento”, disse. Para Aparecido, a atual crise hídrica na Região Sudeste ilustra bem a necessidade de superar os desafios.  “Na realidade, a falta de chuva não é suficiente para explicar a falta de água na Cantareira”, acrescentou.

Vários temas importantes para o saneamento ambiental serão abordados até o dia 12, como segurança hídrica, a questão legal entre as empresas prestadoras de serviço e a coleta seletiva de resíduos sólidos.

Os participantes ainda poderão conhecer quatro exemplos de novas tecnologias utilizadas em cidades do estado, que estão contribuindo para a melhoria da gestão. Uma feira de saneamento, com apresentação de produtos e serviço, completa o evento.

A programação completa do 8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental e as inscrições estão disponíveis no site da Associação em www.assemae.org.br.

SERVIÇO
8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Data: 10 a 12 de novembro de 2014
Local: Teatro Municipal de Santo André (SP)
Endereço: Praça IV, Centenário, s/nº, Centro.

Últimas Notícias: