saneamento basico
residuos

UFSJ/MG implementa plano para gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos

A Universidade Federal de São João del Rei implementou o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). 

A medida, que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem o objetivo de promover a gestão de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta.

De acordo com a UFSJ, o gerenciamento abrange da geração ao destino final, passando pelas etapas de implementação e operação; verificação e ações corretivas; análise crítica da administração.

Na instituição os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final são prestados pela empresa Oxigás Resíduos Especiais.

Até o momento, foram coletados aproximadamente 200 quilos de resíduos, que passaram por tratamento e destinação ambiental adequados, conferindo à Universidade o Certificado de Destinação Final (CDF).


LEIA TAMBÉM: PROJETO DE RECICLAGEM DESENVOLVIDO NA UEFS INTEGRA PNRS


Política Nacional de Resíduos Sólidos

No PNRS o gerenciamento de resíduos engloba uma série de atividades, realizadas de forma direta ou indireta, no processo de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e destinação final adequada ao meio ambiente.

A gestão de resíduos deve também considerar como prioridades: não geração; redução; reutilização e reciclagem.

Fonte: Noveen.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO ENCAMINHA PROJETO DE LEI QUE VISA AMPLIAR A COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO EM RONDÔNIA AO LEGISLATIVO

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »