saneamento basico

Vazamento de petróleo atinge rio Cubatão e produção de água é reduzida

Problema aconteceu na noite de terça-feira em terminal da Petrobras. Sabesp reduziu produção da água na ETA para evitar contaminação.

Um vazamento de petróleo no rio Cubatão (SP), na noite da última terça-feira (22), obrigou a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) a reduzir preventivamente a produção de água no sistema que atende a cidade. A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cubatão é responsável pela distribuição de água em pelo menos metade da Baixada Santista.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o vazamento de “petróleo cru” aconteceu no Terminal da Petrobras Transpetro, em Cubatão. A Cetesb informou que técnicos fazem vistorias de barco em um trecho do Rio Cubatão, no perímetro do acidente, com a finalidade de identificar todas as áreas atingidas.

Em nota, a Companhia afirmou que até o momento não foi identificada mortandade de peixes. “Os técnicos acompanham, também, a operação de rescaldo e orientam na colocação de barreiras ao longo do rio e a limpeza e remoção de todo o produto na área externa da empresa. Ainda não existe uma estimativa da quantidade do produto vazado”.

O Rio Cubatão é justamente o manancial que fornece água à estação responsável pelo abastecimento de praticamente metade da água produzida na região. “A medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída à população e a integridade dos equipamentos da estação”, esclareceu a Sabesp.

Acidente
Já a Cetesb afirma ter constatado a ocorrência de um vazamento de petróleo em uma caixa de válvula de transferência do produto, causando o transbordo para uma galeria de drenagem de águas pluviais, atingindo o rio Cubatão. “Após o atendimento emergencial, a Cetesb avaliará as penalidades cabíveis à empresa por conta do acidente”.

Uso racional
A companhia pede aos moradores de Cubatão, Santos e São Vicente que utilizem de forma moderada a água armazenada nos reservatórios internos (caixas d’água), pois pode ocorrer falta de água ao longo desta quarta-feira (23). Para minimizar os impactos, foram instaladas barreiras próximo ao local do vazamento. Técnicos da companhia seguem monitorando a situação do Rio.

Outro lado
A Transpetro informa que detectou um vazamento de óleo em uma linha interna do Terminal Terrestre de Cubatão (SP) na noite da última terça-feira. Imediatamente, as ações de contingência foram adotadas e o vazamento foi interrompido. O incidente foi identificado por volta das 19h. O produto atingiu o Rio Cubatão. As equipes de emergência da Transpetro foram acionadas e instalaram barreiras, contendo imediatamente o produto que chegou ao rio. As causas do incidente estão sendo apuradas e as autoridades competentes foram informadas. O Terminal de Cubatão opera normalmente.

Fonte: G1
Foto: Orion Pires/G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »