saneamento basico

Virada Sustentável em Manaus terá mais de 150 atividades voltadas para o meio ambiente

Manaus – Com a proposta de gerar um debate sobre sustentabilidade, a Virada Sustentável será promovida pela primeira vez em Manaus. O evento acontece desde 2011, em São Paulo. O evento terá mais de 150 atividades, em 15 espaços públicos da cidade e serão organizadas pela equipe de idealizadores da versão paulista em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Conselho Criativo, formado por representantes de empresas e Organizações Não Govermanetais (ONGs) ambientais.

De acordo com Paula Carramaschi Gabriel, representante da FAS, a Virada Sustentável, em Manaus, só foi possível após muito tempo acompanhando o evento em São Paulo. “A fundação teve a chance de participar da edição paulista do ano passado e o superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, mostrou interesse em trazer a iniciativa para Manaus”, revelou. “Nós acabamos criando um relacionamento com o evento. Desde novembro de 2014, nós promovemos reuniões com ONGs, institutos, empresas engajadas em iniciativas como essa para tornar esse evento possível”, explicou Paula Carramaschi.

Voluntariado

Uma das características da Virada, o voluntariado foi mantido. A organização recebeu, através da internet, cerca de 400 inscrições de voluntários em todas as faixas etárias. “Nós temos voluntários desde os 16 anos até os 65 anos de idade. Eles vão receber um treinamento e estarão ajudando em todos os eventos pela cidade. São pessoas realmente engajadas e nós conseguimos incluir todos os inscritos na dinâmica”, disse Paula.

De acordo com ela, a iniciativa ganhou mais força com o apoio do Conselho Criativo da FAS. Participam do conselho, nesta edição, a Global Shapers Manaus, Movimento Ficha Verde, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), RP Manaus, Fotoclube Lentes da Amazônia, Ingages, Manaus Ambiental, Studio Caboco, Caboquês Ilustrado, Yoga Manaus, ONG TransformAÇÃO, Escoteiros do Brasil no Amazonas, Amazon Sat, Pedala Manaus, Banksia Filmes e Projeto Socioambiental Meu Ambiente.

Na programação, que será dividida entre os dias 25 e 26 de julho, estão previstas caminhadas sustentáveis, oficinas para crianças, tiro com arco, filmes seguidos por debate, yoga, festival de música e oficinas de técnicas de reutilização de resíduos.

Estão no roteiro da Virada o Largo São Sebastião, os parques Jefferson Péres, Rio Negro e do Mindu, o Museu da Amazônia, o Centro de Esportes e Lazer da Redenção, centros de Convivência da Família da cidade e várias outras localidades da capital. A programação completa está disponível no site do evento.

Para todas as idades

Segundo Paula Carramaschi, a ideia tem chamado a atenção no cenário local e a intenção é que se torne um evento fixo no calendário. “Nós queremos juntar pessoas e iniciativas boas em prol de algo maior. Com isso, vamos promover a ocupação de lugares públicos e levar às pessoas bate-papos sobre sustentabilidade, preservação ambiental e outros temas”.

“É um evento para a família toda. A ideia é que quem está passando na rua e talvez nem saiba do evento, possa parar e aprender de forma divertida sobre assuntos importantes”, finaliza.

 

Fonte: D24am

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »