saneamento basico
MPES Serviços Saneamento Básico

MPES realiza reunião para tratar de regulamentação de serviços de saneamento básico

MPES Serviços Saneamento Básico

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN), realizou na sexta-feira (05/07) uma reunião com representantes de municípios, Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES), a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (ARIES).

O objetivo foi conscientizar os municípios participantes sobre a necessidade de realizarem convênio de regulação em seus serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Ademais o encontro aconteceu no Auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória. Na oportunidade, foram informados aos representantes dos municípios os direcionamentos estabelecidos na Lei Federal n.º 11.445/07 (Lei Nacional de Saneamento Básico), em seus artigos 21, 22 e 23, as diretrizes para o saneamento básico em todo território nacional, cujo fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto estão inclusos. Esses serviços devem obedecer ao princípio da modicidade tarifária e terem seus reajustes e aumentos fiscalizados por agência reguladora, que consiste em uma determinação legal.

Portanto em seu artigo 11-B, a Lei estipulou prazo certo para atingimento de metas de universalização que “garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033. As agências reguladoras vão auxiliar os municípios a alcançarem esses objetivos.

LEIA TAMBÉM: Due Diligence ambiental e a proteção ao patrimônio cultural

MPES Serviços Saneamento Básico

Em conclusão uma das metas da CSAN do MPES é que os 78 municípios capixabas tenham convênio de regulação em seus serviços de saneamento básico até 2025.

Contudo estiveram presentes na reunião a Promotora de Justiça Sabrina Machado Fajardo, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), idealizadora do encontro e responsável pela Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN); a Promotora de Justiça, Bruna Legora de Paula Fernandes, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa); a Promotora de Justiça, Sandra Lengruber da Silva, Subcoordenadora da Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN); e a Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, responsável pela Coordenadoria Temática de Resíduos Sólidos.

Em suma participaram da reunião representantes dos municípios de Ponto Belo, Guaçuí, Presidente Kennedy, Piúma e Laranja da Terra, além de representantes da AMUNES, ARSP e ARIES.

Fonte: MPES.

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »