saneamento basico
MPES Serviços Saneamento Básico

MPES realiza reunião para tratar de regulamentação de serviços de saneamento básico

MPES Serviços Saneamento Básico

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN), realizou na sexta-feira (05/07) uma reunião com representantes de municípios, Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES), a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (ARIES).

O objetivo foi conscientizar os municípios participantes sobre a necessidade de realizarem convênio de regulação em seus serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Ademais o encontro aconteceu no Auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vitória. Na oportunidade, foram informados aos representantes dos municípios os direcionamentos estabelecidos na Lei Federal n.º 11.445/07 (Lei Nacional de Saneamento Básico), em seus artigos 21, 22 e 23, as diretrizes para o saneamento básico em todo território nacional, cujo fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto estão inclusos. Esses serviços devem obedecer ao princípio da modicidade tarifária e terem seus reajustes e aumentos fiscalizados por agência reguladora, que consiste em uma determinação legal.

Portanto em seu artigo 11-B, a Lei estipulou prazo certo para atingimento de metas de universalização que “garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033. As agências reguladoras vão auxiliar os municípios a alcançarem esses objetivos.

LEIA TAMBÉM: Due Diligence ambiental e a proteção ao patrimônio cultural

MPES Serviços Saneamento Básico

Em conclusão uma das metas da CSAN do MPES é que os 78 municípios capixabas tenham convênio de regulação em seus serviços de saneamento básico até 2025.

Contudo estiveram presentes na reunião a Promotora de Justiça Sabrina Machado Fajardo, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC), idealizadora do encontro e responsável pela Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN); a Promotora de Justiça, Bruna Legora de Paula Fernandes, dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa); a Promotora de Justiça, Sandra Lengruber da Silva, Subcoordenadora da Coordenadoria Temática de Saneamento (CSAN); e a Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, responsável pela Coordenadoria Temática de Resíduos Sólidos.

Em suma participaram da reunião representantes dos municípios de Ponto Belo, Guaçuí, Presidente Kennedy, Piúma e Laranja da Terra, além de representantes da AMUNES, ARSP e ARIES.

Fonte: MPES.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »