saneamento basico
Nota de Esclarecimento da Norte Energia

Nota de Esclarecimento da Norte Energia

Em relação ao conteúdo publicado no dia 25 de julho de 2025, sob o título “Consequências da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para o saneamento básico na cidade de Altamira/PA”, a Norte Energia vem esclarecer os seguintes pontos: Em 2010, menos de 10% dos moradores da área urbana de Altamira tinham acesso à água tratada. No entanto, devido aos compromissos assumidos no licenciamento ambiental de Belo Monte, a Norte Energia construiu 610 km de redes de água e esgoto, englobando, além de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu.

A companhia foi, inclusive, além das suas obrigações, ligando 19 mil domicílios à rede de abastecimento de água, o que não estava previsto.

Os números incluem os 3.850 imóveis construídos pela companhia em seis novos bairros. Devido às ações estruturantes, a cobertura dos serviços de saneamento na área urbana de Altamira chegou, em 2018, a 92% da população.

A condicionante referente ao saneamento foi totalmente concluída. O repasse do sistema à Prefeitura Municipal de Altamira aconteceu em 01 de janeiro de 2023, por meio da celebração do Termo de Compromisso entre a companhia e a Prefeitura e Altamira em 26 de julho de 2022.

Destacamos, também, a construção de quatro aterros sanitários nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Anapu e Vitória do Xingu.

Desde 2010, a Norte Energia investiu cerca de R$ 8 bilhões em ações socioambientais. A construção do sistema de água e esgoto está entre as ações realizadas com esses recursos, assim como a construção e reforma de escolas, unidades de saúde, hospitais, pontes, estradas e prédios públicos, como o da sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Por fim, a Norte Energia solicita a atualização do texto em questão e se coloca à disposição do portal Saneamento Básico para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Últimas Notícias: