A planta de biogás da Cocal, na unidade de Narandiba (SP), acaba de receber a certificação do RenovaBio pela produção sustentável de biometano a partir do processamento de resíduos da cana-de-açúcar e de atividades agropecuárias (orgânicos agrossilvopastoris).
Com isso, ela se tornou a primeira usina da categoria a ser certificada, segundo registros das Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).
O processo de certificação teve início em fevereiro desse ano, a partir de uma auditoria externa realizada pela empresa Benri, em que foi analisado o processo de produção do biometano na planta da Cocal.
“É um marco para a Cocal e buscaremos sempre a melhoria em processos da nossa usina para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis e, com isso, ter uma nota de eficiência energética ambiental cada vez melhor, trazendo resultados para a nossa companhia”, disse o analista de novos produtos da Cocal, Felipe Tsuyoshi Isaac Kurihara, que acompanhou o processo de certificação.
Com validade de um ano, a certificação permite à empresa emitir os créditos de descarbonização (CBios), com base na sua produção de biometano.
RenovaBio
O RenovaBio é de extrema importância para o Brasil, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Para a Cocal não é diferente e é por isso que hoje temos os certificados no etanol e no biometano”, afirma o supervisor comercial e novos produtos da Cocal, Jonatan Vieira dos Santos. “Ser a primeira empresa a obter o certificado de biometano oriundo de resíduos agrosilvopastoris é uma grande honra e um marco para o setor e vai ao encontro das metas estratégicas da Cocal.
Durante a Fenasan 2025, o Portal Saneamento Básico conversou com Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum, empresa especializada na produção de cloro e derivados para saneamento e indústria. Alfredo destacou o
Durante a Fenasan 2025, o Portal Tratamento de Água conversou com Moacir Araújo, diretor da Bioproj, empresa especializada em sistemas de tratamento de esgoto e efluentes industriais.
O Gêmeo Digital da Bentley System para redes de saneamento básico, o WaterSight auxilia o monitoramento em tempo real de vazão e pressão, e alertar automaticamente sobre qualquer possível vazamento ou rompimento no sistema.
Itubombas destaca soluções de locação e monitoramento na Fenasan 2025 Durante a Fenasan 2025, a Itubombas destacou suas soluções de locação de bombas para mineração, saneamento e indústria. Presente no Brasil
Durante a Fenasan 2025, a NETZSCH do Brasil destacou suas soluções inovadoras para o setor de saneamento e indústrias diversas. Entre os principais lançamentos estão as bombas lobulares, agora com
Parceria entre o Governo do Espírito Santo e o BNDES estrutura o projeto Universaliza.ES, iniciativa que impulsiona a universalização do saneamento básico em 32 municípios capixabas.