Alckmin assina convênio e inaugura sistema de água na região

Região – O governador Geraldo Alckmin assinou no sábado (05), em Pedranópolis, um convênio do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para recuperação do Parque Ecológico do Aguão. As restaurações ambientais com recursos do FID contribuem para o escopo do Projeto Nascente, principal programa do Governo do Estado de recuperação ambiental.

“É uma obra de grande importância não somente para Pedranópolis, mas para a nossa região. Com esses recursos, vamos recuperar a flora do em torno da bacia hidrográfica, as árvores, colocar pista, implantar o arborismo. Isso vai incentivar o turismo. Quero agradecer o apoio do deputado estadual Dr. Gondim, que interveio junto ao governador Geraldo Alckmin. Pela primeira vez na história, o município conquista uma emenda de mais de um milhão de reais de uma só vez”, destacou Betinho, prefeito licenciado, que ainda acrescentou: “a última vez que um governador esteve em Pedranópolis foi em 1996, oportunidade na qual recebemos o saudoso Mário Covas”.

O valor total do investimento para a recuperação do Parque será de R$ 1.414.778,67 e no projeto está prevista a construção de placas educativas, espaço de múltiplo uso, pista ecológica, playground, lixeiras seletivas, arborismo e tirolesa, alambrado, iluminação, instalações elétricas no minicampo, instalações hidráulicas e jardinagem, a capacitação de professores da rede pública municipal de ensino sobre a ecologia, a realização de eventos educativos sobre o meio ambiente e sustentabilidade, a realização de eventos turísticos, a reparação com plantio de mudas de árvores às margens do rio e a soltura de alevinos para repovoamento do lago.

SOBRE O FID

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID tem como objetivo financiar projetos destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.

Tais recursos podem apoiar projetos apresentados por Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta no âmbito Estadual e Municipal; Organizações Não-Governamentais – ONG’s, Organizações Sociais – OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP’s e, enfim, Entidades Civis Sem Fins Lucrativos que tenham por finalidade a atuação nestas áreas.

NOVO SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA

Antes da assinatura do convênio, o governador Geraldo Alckmin inaugurou o novo sistema de água para o município de Macedônia, que vai ampliar a oferta de hídrica para 3,6 mil moradores. A obra, cujo investimento foi de R$ 190 mil, tem capacidade para produzir 7,5 litros/s.

“É uma obra fundamental. A gente só valoriza a água quando ela acaba. O investimento do poço profundo feito aqui garante esse recurso por um bom tempo”, destacou a prefeita Lene Marsola. O município de Macedônia tem agora quatro poços artesianos. A produção é armazenada
em dois reservatórios de concreto que somam 200 mil litros.

Hoje a cidade é atendida pela Sabesp com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e 100% de tratamento dos esgotos.

Fonte: Região Noroeste
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: