saneamento basico

Brasil 2035: Cenários para o Desenvolvimento

A publicação é fruto do trabalho desenvolvido no projeto Brasil 2035: construindo hoje o país de amanhã

Que caminhos o Brasil poderá trilhar até o ano de 2035? Quais são os possíveis cenários que afetarão o desenvolvimento do nosso país nas próximas décadas? Que incertezas poderão surgir nessas escolhas?

Respostas para essas e outras perguntas estão no livro Brasil 2035: Cenários para o Desenvolvimento, que foi lançado nesta terça-feira, 6 de junho, em Brasília-DF, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).

A publicação é fruto do trabalho desenvolvido no projeto Brasil 2035: construindo hoje o país de amanhã, capitaneado pelas duas instituições por meio da realização, no ano passado, de três pesquisas e 17 oficinas, que contaram com a participação de mais de 800 especialistas da academia, sociedade civil, Forças Armadas, sistema financeiro, economia real e administração pública. Duas dessas oficinas foram realizadas na Sede da Embrapa, sob a coordenação da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) e participação da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI) e da Embrapa Agroenergia, e que fundamentaram os capítulos 2, 3, 4 e 17 – este último focado no tema Bioeconomia.

O objetivo do projeto é identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil, tendo 2035 como horizonte temporal. “Esses especialistas se empenharam na análise de quatro dimensões setoriais (econômica, social, político-institucional e territorial), três transversais (água, meio ambiente e ciência & tecnologia), além de temáticas de interesse dos parceiros (bioeconomia, financiamento de longo prazo, energia, previdência, paz, defesa e segurança internacional, entre outras)”, destacou a coordenadora do projeto, Elaine Coutinho Marcial, do IPEA, e um dos cinco editores técnicos do livro.

Plataforma Brasil 2100

O projeto Brasil 2035 está inserido na plataforma Brasil 2100 – construindo hoje o país de amanhã, que visa estimular o debate sobre possíveis caminhos e desafios para a construção de uma sociedade mais próspera e solidária no Brasil até 2100.

O projeto conta com a parceria de 30 instituições; entre elas o próprio Ipea, a Assecor, Afipea, Anatel, Banco do Brasil, BNDES, Embrapa, ESG, Exército Brasileiro, Fiocruz, Petrobras, Previ, Unesp, USP e Museu do Amanhã. Ao todo, mais de 800 profissionais participaram das 14 oficinas realizadas pelo projeto, o qual ainda contou com uma pesquisa respondida por 640 especialistas, que identificaram incertezas-chave para responder à pergunta “Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?”.

Baixe o livro Brasil 2035: Cenários para o Desenvolvimento

Fontes: Embrapa e IPEA

Últimas Notícias: