saneamento basico

Prefeito de Campo Grande/MS vai pedir liberação de aterro para despejo de 3 mil caçambas

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que vai pedir à Justiça que libere o aterro de entulhos no Jardim Noroeste para que sejam despejadas três mil caçambas que estão lotadas de detritos aguardando local para serem esvaziadas em Campo Grande.

De acordo com o chefe do Executivo, a reabertura do aterro aconteceria apenas para o esvaziamento dessas caçambas, e que após isso vai trabalhar para “conscientizar” os caçambeiros de que encontrem um local com licença ambiental para despejo.

“Vou pedir a reabertura para colocar só essas três mil caçambas”, disse Marquinhos em entrevista à TV Morena, nesta terça-feira (10). Ele também esclareceu que apenas empresas privadas possuem locais com licença ambiental para despejo de entulhos na Capital, e que os caçambeiros não estão dispostos a pagar para utilizarem estes locais. “Estão cobrando de R$ 100 a R$ 130 por caçamba, e eles não querem pagar este valor”.

O prefeito confirmou ontem ao Campo Grande News que vai se reunir, ainda hoje, com representantes da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Segov (Secretaria Estadual de Governo) para resolver definitivamente essa questão.

Fechamento – A interdição do aterro de entulhos no Jardim Noroeste foi determinada no dia 15 de dezembro. Apesar de funcionar por anos sem licença ambiental, o local era o único destino “regular” para as mais de 1,4 mil toneladas de resíduos da construção civil produzidas diariamente na cidade.

Uma vistoria feita em julho pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) constatou que no aterro há triagem superficial dos resíduos, permitindo ingresso de materiais recicláveis e lixo orgânico.

Autor da decisão, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, disse à época que o aterro precisa passar por uma série de adequações, como fechamento no entorno e proibição da entrada de lixo hospitalar.

A cidade já teve quatro pontos para aterro de entulho, que foram fechados. Em maio do ano passado, uma área na saída para Sidrolândia chegou a ser avaliada pela prefeitura para receber os resíduos, mas não houve transferência do aterro.

Fonte: Campo Grande News

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »