Cuiabá: governo investe R$ 6 milhões em saneamento

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), está investindo R$ 6 milhões em obras de drenagem e esgotamento sanitário que irão atender os residenciais Francisca Loureira Borba e Nico Baracat I e III, localizados em Cuiabá. Os três empreendimentos, que totalizam mais de 1,3 mil casas, não tinham estrutura de saneamento básico.

Conforme o projeto, além de atender os futuros moradores, a obra irá beneficiar indiretamente a população residente nos bairros Osmar Cabral, Jardim dos Ipês, Tijucal, São Sebastião e Pascoal Ramos, todos localizados no entorno dos empreendimentos habitacionais.

De acordo com o secretário adjunto de Políticas Urbanas, Cláudio Miranda, a obra contribui diretamente para a saúde dos moradores residentes na região. “A obra é de total importância, tanto para os futuros residentes, como também para a região, já que a estrutura a ser finalizada irá contribuir para a qualidade habitacional, como também para o crescimento futuro da região sul de Cuiabá”, reforçou Miranda.

Das 1,3 mil casas, o Governo do Estado será o responsável pelo sorteio de 403 unidades que compreendem os residenciais Nico Baracat I e III. As famílias que serão beneficiadas fazem parte de um levantamento realizado pela Secretaria de Estado das Cidades.

“Atualmente, a Secid conta com cadastro de 1,2 mil famílias que realizaram inscrições para receber novas habitações no ano de 2014. A partir de agora, estes dados serão repassados à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), para que a mesma faça a seleção das 403 famílias a serem atendidas”, explica o titular da Secid, Eduardo Chiletto.

Segundo ele, o cronograma para sorteio das famílias, assim como os requisitos para seleção das famílias também serão definidos pela Setas. “A pasta, comandada pelo secretário Valdiney de Arruda, tem total conhecimento para dar o devido andamento a este trabalho. Para os futuros contratos na área de habitação, a Setas continuará atuando como parceria da Secid, no que se refere a realização de novas inscrições e seleção de famílias a serem beneficiadas”, finalizou Chiletto.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »