saneamento basico

Desperdício e falhas de gestão atrasam obras de saneamento

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) afirmou nesta segunda-feira (23) que atrasos nas obras fazem com que o Brasil esteja longe de atingir a meta de universalização do saneamento básico, hoje estabelecida em duas décadas. Para ele, o problema, na maioria das vezes, não é falta de recursos, mas o desperdício e a incapacidade de usar esses recursos em tempo hábil.

— O saneamento é uma das condições de decência, de fraternidade até. Mas tenho que o saneamento é também questão de cidadania e, como tal, o seu exercício não pode sofrer limitações de ordem temporal, espacial ou econômica sob pena de estarmos consagrando estranha e odiosa divisão entre cidadãos de primeira, segunda e terceira classes.

O senador apontou a relação entre os baixos índices de saneamento e a incidência de doenças, principalmente as transmitidas pela água. Essas doenças acabam sobrecarregando o Sistema Único de Saúde e afastando milhares de brasileiros do trabalho.

Elmano Férrer citou como exemplo Teresina, capital do Piauí, que tem dois contratos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) paralisados há mais de oito anos. A cidade, segundo o senador, tem cobertura de esgoto de apenas 18%.

Fonte: Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »