saneamento basico

Diretor do Saae será convocado por CPI

A CPI criada na Câmara para apurar possíveis irregularidades na gestão do Saae, deverá convocar o diretor da autarquia, Ademar Spinelli Júnior, para prestar esclarecimentos sobre o estado de abandono das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada dentro do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Vereadores que fazem parte da Comissão e também daquela que apura a epidemia de dengue na cidade, estiveram ontem no local e constataram que o empreendimento está parado há pelo menos cinco anos. “Trata-se de um caso evidente de desperdício de dinheiro público e é preciso apurar a extensão dos prejuízos”, afirmou petista Carlos Leite, presidente da CPI.

Além desse, a paralisação das obras produz outro efeito: parte do reservatório está tomada por água da chuva, o que favorece a proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue. O prefeito do campus da UFSCar, Carlos Marcassa, disse não ter tomado conhecimento do registro de casos da doença e acrescentou que o Saae tem estado no local para monitorar a situação.

Contou que a construção da ETE é resultado de convênio firmado com a autarquia e que a Universidade não foi informada dos motivos pelos quais o projeto foi interrompido. “Parece que a empresa contratada faliu, mas nem isso podemos afirmar com certeza, já que oficialmente nunca fomos comunicados”.

Para atender à demanda por saneamento do câmpus, o Saae tem recorrido à instalação de fossas sépticas e de uma estação elevatória. Elas são construídas à medida em que a universidade se expande. “Agora mesmo estamos para inaugurar três novos prédios que, juntos, terão área de 9 mil metros quadrados e vamos ter de recorrer à alternativa provisória”, disse Marcassa.

Ele avalia que se a ETE estivesse pronta, o consumo de água dentro da instituição poderia ser de 20% a 30% menor. O prefeito do câmpus também não soube informar de quanto foi o investimento para a implantação da Estação. “Esses dados não nos foram passados”, comentou.

O outro lado

Em nota, a assesoria de imprensa do Saae informou que abriu licitação para a contratação de empresa para executar a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do campus da UFSCar Sorocaba, mas a vencedora “acabou se desinteressando pela continuidade dos serviços, uma vez que os equipamentos que deveriam instalar na montagem da, conforme constava em contrato, estavam com preços superiores (quando de sua aquisição) aos valores inicialmente orçados em planilha”.

“A empresa , continua o comunicado, solicitou, então, um aditamento de contrato, mas a autarquia se negou a conceder, visto que o montante pretendido estava fora dos parâmetros previstos pela lei de licitações. Desta forma, houve a rescisão do contrato. Neste momento, a direção do Saae trabalha na elaboração de uma nova licitação, que vai permitir a retomada das obras”. A nota, porém, não informa quando isto ocorrerá.

 

Fonte: Cruzeiro do Sul

Últimas Notícias: