saneamento basico

Em racha do PSDB paulista, Alckmin tira Goldman de conselho da Sabesp

O ex-governador Alberto Goldman foi retirado do conselho da Sabesp. O mandato do tucano, que terminaria no final deste mês, não foi renovado pelo governador Geraldo Alckmin.

Goldman, que fazia parte do conselho desde 2011, se indispôs com o governador ao não apoiar o empresário João Doria como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo e ao ingressar com um pedido no MPE (Ministério Público Eleitoral) para que as prévias que elegeram o empresário sejam canceladas.

O ex-governador assina a representação em conjunto com o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal. Na ação eles também pedem que a definição de um novo nome do partido para a disputa municipal deste ano saia da convenção da legenda, marcada para junho.

Há ainda uma movimentação no governo para também excluir Goldman do conselho do Metrô. Segundo a Folha apurou, a decisão já foi tomada, só falta comunicar o ex-governador.

Procurado pela Folha, Goldman afirmou que, de fato, foi excluído do conselho da Sabesp, do qual fazia parte desde 2011, mas disse ainda não saber nada em relação ao Metrô.

De acordo com ele, “sem qualquer explicação”, diminuíram o tamanho do conselho da Sabesp. Passou de 10 para seis integrantes.

“Não teve nenhuma explicação para a diminuição. Simplesmente tiraram quatro integrantes”, disse o ex-governador.

Goldman, que disse acompanhar as questões de saneamento de São Paulo desde a década de 1970, afirmou que a redução do conselho acarretará “um prejuízo enorme”.

PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

Nesta quarta-feira (13), foi protocolado no diretório municipal do PSDB um pedido para instauração de procedimento disciplinar contra Alberto Goldman.

O ex-governador disse à Folha que não poderia comentar a ação por não ter sido informado, nem ter tido acesso ao documento.

Autor da representação, o militante Paulo Vitor Sapienza acusa o ex-governador de denegrir a imagem do partido e de João Doria, que representará o PSDB na disputa eleitoral deste ano em São Paulo.

No último dia 5, o diretório municipal do partido decidiu rejeitar a impugnação da candidatura do empresário a prefeito da capital paulista. Por unanimidade, o PSDB também arquivou a representação.

Também autores da ação na esfera partidária, Goldman e Aníbal acusavam Doria de abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores e infrações da lei da Cidade Limpa.

As acusações foram rejeitadas pelo partido sob o argumento de que os fatos apresentados não foram suficientes para penalizar João Doria.

Fonte: Folha
Foto: Bruno Poletti – 18.jul.2015/Folhapress

Últimas Notícias: