saneamento basico

Lixo ameaça área de recarga do aquífero

Região do Parque dos Lagos, em Ribeirão Preto, é alvo de inquérito na Promotoria que pede a recuperação do local

Prefeitura diz que um grupo formado por várias secretarias estuda medidas para preservação da área

O acúmulo de lixo ameaça área de recarga do aquífero Guarani. É o que informa um inquérito da Promotoria de Ribeirão Preto sobre o bairro Parque dos Lagos, na zona leste do município.

A promotora do Gaema (Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente) de Ribeirão Preto, Cláudia Maria Habib, disse que a região acumula uma grande quantidade de dejetos. ‘Já falaram em mais de mil caminhões de lixo.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e a Prefeitura de Ribeirão Preto estão levantando informações para iniciar a recuperação do local (leia mais nesta página).

A região conta com algumas lagoas, como a da nascente do córrego Palmeiras e do Saibro. No final de janeiro, a prefeitura iniciou uma limpeza de emergência na área por causa da proliferação excessiva de aguapés.

Morador do bairro há 14 anos, o aposentado Waldemar de Barros, 75, fez a denúncia ao Ministério Público. Ele alega que há despejo de esgoto nas lagoas.

No entanto, um laudo feito pela Cetesb afirmou que não há este tipo de dejeto na área e que o despejo é de água da chuva e outras, como a usada para lavar calçadas.

Mas é muito estranho ter toda essa água correndo aqui mesmo com essa seca. Isso aqui tem jeito e cheiro de esgoto‘, disse Barros, apontando para uma tubulação que despeja líquido nas lagoas.

O chefe da Fiscalização-Geral de Ribeirão, Osvaldo Braga, confirma que há lixo na lagoa. No entanto, ele diz que a quantidade é menor do que os mil caminhões de lixo.

Quando retiramos os aguapés, pudemos ter uma ideia mais otimista.

Para a promotora, o acúmulo de lixo na área é consequência do crescimento dos empreendimentos na área, que foi ‘explorada de maneira inconsequente’.

RISCOS AO AQUÍFERO
O solo da região do Parque dos Lagos é capaz de absorver parte da água da chuva e conduzi-la até o aquífero. A velocidade média é de dois metros por ano por litro.

Nessa passagem lenta, é feita uma filtragem natural pelas rochas do subsolo.

O Guarani está entre 80 e cem metros de profundidade na zona leste da cidade, segundo o diretor do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Ribeirão Preto, Carlos Alencastre.

Para o gerente regional da Cetesb, Marco Antônio Artuzo, a área é considerada vulnerável e medidas precisam ser tomadas rapidamente para que não haja o risco de contaminação do Guarani.

Não podemos deixar concentrar ainda mais essa carga ali‘, disse.

De acordo com Alencastre, o lixo comum, como papéis e garrafas plásticas, não é capaz de contaminar a reserva subterrânea. Porém, o acúmulo de lixo eletrônico, sim.

Pilhas, circuitos eletrônicos ou qualquer outro dejeto que contenha metais pesados (chumbo, cádmio e mercúrio, por exemplo) podem ‘furar’ essa filtragem natural.

Fonte: Trata Brasil
Veja mais: http://www.tratabrasil.org.br/-lixo-ameaca-area-de-recarga-do-aquifero

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »