saneamento basico

Nova diretoria da Corsan toma posse nesta quinta-feira

A nova diretoria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) será empossada nesta quinta-feira (29). A solenidade ocorre no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), às 10h30min.

A equipe terá como diretor-presidente o engenheiro Flávio Ferreira Presser.

Os demais integrantes são Eduardo Carvalho, na Diretoria de Operações; Marcus Vinicius Caberlon, na Diretoria de Expansão; Marcus Vinicius Almeida, na Diretoria Administrativa; Jorge Luiz Costa Melo, na Diretoria Financeira; Antonio Gomes, na Diretoria Técnica; e Luciano Eli Martin, na Diretoria Comercial.

Diretor-presidente – Flávio Ferreira Presser: Engenheiro civil e mestre na área de Estruturas, foi diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre desde 2005 até o presente momento. Atuou como professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos). Presidiu a Fundação de Ciência e Tecnologia, de 1989 a 1991, e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de 1997 a 1998.

Diretor Administrativo – Marcus Vinicius Almeida: Graduado em Direito, com especialização profissional em Gestão Pública. Foi vereador e prefeito do município de Sentinela do Sul por duas gestões (2005/2008 e 2009/2012), presidente da Associação dos Municípios da Região Costa Doce (2006 e 2012), membro fundador e gestor do Consórcio Centro-Sul e presidente da Federação dos Municípios do RS (Famurs) de 2009 a 2010. Preside a Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública.

Diretor de Operações – Eduardo Carvalho: Engenheiro químico com especialização em Saneamento Básico, Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Empresarial, é funcionário de carreira da Corsan desde 1984. Na Companhia, atuou em várias funções, incluindo as de superintendente, chefe de Gabinete, diretor administrativo e diretor técnico. É diretor de Apoio e Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), representante do Senge no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, coordenador do Comitê de Avaliação do Núcleo Estadual/RS do Programa Nacional de Gestão Pública e conselheiro deliberativo da Funcorsan. Foi vice-presidente da Abes/RS na gestão 2009-2013.

Diretor de Expansão – Marcus Vinicius Caberlon: Engenheiro civil, desempenha atividade de consultoria na área de engenharia junto a empresas da região de Caxias do Sul, na supervisão, gerenciamento e compatibilização de projetos. Foi diretor-presidente do Samae no período de 2005 a 2012. Teve atuação ativa no Sinduscon, do qual foi presidente durante nove anos.

Diretor Financeiro – Jorge Luiz Costa Melo: Economista especializado em Finanças Públicas, é funcionário de carreira do Banrisul, na função de analista sênior, e vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre/Federasul. Na Prefeitura de Porto Alegre, é coordenador-geral-adjunto do Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA) e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Também atua como conselheiro no Conselho Regional de Economia do RS (Corecon/RS). Já ocupou o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores na Corsan entre os anos de 2003 e 2007. Foi assessor técnico da Junta de Coordenação Financeira da Secretaria da Fazenda do RS (1993-98), presidente da Junta Comercial do RS (2007-11) e diretor executivo de Finanças do Sport Club Internacional (2011-12).

Diretor Técnico – Antônio Gomes: Engenheiro civil, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Esteve à frente da Diretoria Técnica da Corsan, de 2012 a 2014, e atuou na área da habitação popular junto a prefeituras. Passou também pela iniciativa privada.

Diretor Comercial – Luciano Eli Martin: Engenheiro civil com atuação na construção civil do Litoral Norte. Foi vice-prefeito de Capão da Canoa no período de 2001 a 2004. Exerceu várias funções no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS) e presidiu a Associação Central de Arquitetos e Engenheiros do Litoral Norte (Acae-LN).

Texto: Deise Nascimento Nunes/Assessoria Corsan
Edição: Redação Palacio Piratini/ Coordenação de Comunicação

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »